O pavê Napoleão, diferente do pavê napolitano, tem origem russa e foi criado em 1912, com clara influência da pastelaria francesa pois era preparado com camadas de massa folhada e creme. Quando se tornou popular na América do Sul, essa passou a ser preparada de um jeito mais simples e rápido, com biscoito no lugar da massa folhada, mantendo o seu creme feito com 3 leites (leite comum, leite condensado e creme de leite).

A receita de pavê Napoleão é mais simples, e você prepara com apenas 5 ingredientes em apenas 30 minutos! Opcionalmente poderá adicionar também essência de baunilha, nozes ou chocolate ralado, isso depende dos gostos. É o tipo de sobremesa que agrada a todo o mundo e que qualquer pessoa pode fazer, pois é bem fácil! Confira abaixo todos os detalhes do pavê napoleão, doce russo muito gostoso e econômico.

Ingredientes do Pavê Napoleão

  • 1 litro de leite em temperatura ambiente
  • 1 lata de leite condensado
  • 400 mililitros de creme de leite fresco ou nata
  • 6 colheres de sopa de maisena (amido de milho)
  • 2 pacotes de biscoito tipo maisena (400 g)

Modo de Preparo

Separe meia xícara de leite e despeje o restante numa panela no fogo médio, junto com o leite condensado e o creme de leite. Misture, de preferência com fouet (batedor de claras). Dica: Se preferir pode bater esses ingredientes no liquidificador e depois levar ao fogo.

Adicione a maisena no leite reservado e misture até dissolver completamente. Isso é importante para que não se formem grumos nesta receita de creme napoleão.

Quando os ingredientes na panela começarem a ferver, adicione a xícara de leite com maisena enquanto mexe. Continue mexendo até o creme engrossar e começar a borbulhar, nesse momento desligue o fogo e reserve. Para deixar os biscoitos macios, passe-os por leite no momento de montar esta sobremesa fácil.

Espalhe um pouco de creme no fundo de um refratário e cubra com uma camada de biscoitos umedecidos no leite. Acrescente uma camada generosa de creme, coloque uma camada de biscoitos e repita até terminar os ingredientes.

A última camada do pavê Napoleão deverá ser de creme. Se sobrarem biscoitos, quebre-os e use-os para decorar esta torta doce, como na foto. Reserve na geladeira por, pelo menos, 5 horas antes de servir.

Está pronto seu pavê Napoleão! Capriche na apresentação polvilhando raspas de chocolate, raspas de limão ou frutos picados. Bom apetite.


Fale MAIS!

O que você gostaria de ler no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelo telefone (67) 99965-7898. Siga a gente no @midiamax