Com a pandemia de Covid-19, há uma crescente circulação de notícias falsas indicando receitas milagrosas de cura e muitas dúvidas surgiram sobre a função da alimentação como forma de prevenção à doença. Com o objetivo de orientar a população sobre essa relação, e estudantes do curso de da Uniderp elaboraram um ebook gratuito com orientações gerais e guia de receitas saudáveis.

“Diante do cenário atual de pandemia causada pelo novo , reunimos um compilado de informações com evidência cientifica para, de uma forma simplificada, trazer recomendações nutricionais e orientações gerais sobre saúde, com o objetivo de superar essa situação da melhor maneira, através da informação e de práticas possíveis”, afirma a professora do curso de Nutrição, Bruna Spontoni.

Segundo a especialista, as medidas de isolamento são acompanhadas de padrões irregulares de alimentação associados a lanches frequentes, maior ingestão calórica e aumento do risco da obesidade. “O confinamento em casa surtiu efeitos diretos no estilo de vida, incluindo hábitos alimentares, rotina e padrões de atividade física. Aumentamos comportamentos sedentários que envolvem atividades com muito baixo gasto energético, os quais, mesmo por curtos períodos, podem afetar negativamente a saúde física e mental do indivíduo”.

Uma alimentação equilibrada é capaz de agir preventivamente com o fortalecimento no sistema imune para combate a qualquer tipo de doenças, no entanto, não há evidência científica ainda que comprove a sua eficácia na prevenção à Covid-19. “O objetivo principal dessas recomendações é manter a saúde física e mental dos indivíduos. A alimentação adequada, equilibrada e saudável promove uma nutrição e um bom funcionamento do corpo, assim prevenindo vários tipos de doenças, e mantendo a saúde em dia e com um bom desempenho das funções vitais”, destaca a professora.

Na cesta de alimentos recomendados para consumo estão frutas, legumes, verduras, grãos diversos, oleaginosas, tubérculos, raízes, leite, carnes e ovos, além de outros itens saudáveis para inclusão no cardápio diário. O guia de receitas traz 22 sugestões de pratos, com opções salgadas e doces, como por exemplo risoto de casca de abóbora e geleia de semente de mamão.

Clique para acessar o Ebook Covid-19 e Nutrição e o Guia de Receitas Saudáveis.