O fondue é uma das comidas típicas que não podem faltar nos dias friozinhos. Essa receita de fondue de 2 queijos é ideal para aquele dia que você quer fazer um gostoso e romântico e preparar algo que não dê trabalho. Já um Fondue de Chocolate no inverno consegue tornar qualquer momento um motivo de grande comemoração.

Esse prato delicioso, que virou na verdade um grande evento, surgiu justamente durante a Segunda Guerra Mundial. E não foi nem por inovação na cozinha: foi por necessidade. O inverno era rigoroso e as batalhas não cessavam, e os camponeses, que moravam nas regiões montanhosas da , não tinham como descer para buscar mantimentos nas cidades.

O jeito, então, era reaproveitar o resto do que sobrava, e o que sobrava era queijo, já que a maioria dos camponeses vivia de produzir leite. Com as misturas dos queijos a ideia era produzir uma sopa, um alimento nutritivo e quente, que desse conta de espantar um pouco do frio. Os queijos ficavam no fogo até derreter, mas sua consistência era mais cremosa. Aí entra o pão, que os camponeses mergulhavam no creme, enquanto ele ainda borbulhava.

Com a popularização do prato, o fondue ganhou outras versões pelo mundo com diferentes queijos, até versões doces com frutas. Confira como preparar em casa, de maneira facílima, duas receitas de fondue clássicas e perfeitas para aproveitar a frente fria do inverno.

Fondue de 2 Queijos

Fondue: a delícia perfeita para o frio e que pode ser doce ou salgada

Ingredientes

1 xícara (chá) de vinho branco seco
1 caixa de creme de leite (200g)
200g de queijo emmenthal ralado
200g de queijo gruyére ralado
Pimenta-do-reino moída e noz-moscada ralada a gosto
1 dente de alho cortado ao meio
1 pão italiano em cubos
300g de salsicha aferventada em rodelas

Modo de preparo

Leve uma panela ao fogo baixo com o vinho até ferver. Adicione o creme de leite e misture. Acrescente os queijos, pimenta, noz-moscada e cozinhe até os queijos derreterem. Reserve. Passe o alho dentro da panela própria para fondue, esfregando. Despeje o creme de queijo nessa panela e coloque no rechaud. Mantenha aquecido e sirva acompanhado do pão e da salsicha.

Fondue de Chocolate

Fondue: a delícia perfeita para o frio e que pode ser doce ou salgada

Ingredientes

2 xícaras (chá) de creme de leite fresco
200g de chocolate ao leite picado
200g de chocolate meio amargo picado
1 colher (sopa) de conhaque
500g de frutas frescas em cubos (kiwi, uva, morango, banana)
Biscoito wafer sabor chocolate, morango e chocolate branco para acompanhar

Modo de preparo

Em uma panela, leve o creme de leite ao fogo baixo, mexendo até levantar fervura. Junte os chocolates, o conhaque e misture até derreter. Desligue, despeje em uma panela para fondue e mantenha aquecido. Sirva em seguida acompanhado das frutas e de biscoitos.