Pular para o conteúdo
Receitas e Culinária

Com preço do arroz nas alturas, aprenda com veganos opções para substituir o grão

Com o valor do pacote de 5kg de arroz chegando a R$25 em Campo Grande, muitos têm pensado duas vezes antes de ‘investir’ no item essencial que, junto ao feijão, é considerada a dupla mais famosa do prato dos brasileiros. Escolher outros alimentos para substituir o item no dia-a-dia pode ser complicado. Entretanto os veganos, […]
Arquivo -

Com o valor do pacote de 5kg de arroz chegando a R$25 em Campo Grande, muitos têm pensado duas vezes antes de ‘investir’ no item essencial que, junto ao feijão, é considerada a dupla mais famosa do prato dos brasileiros. Escolher outros alimentos para substituir o item no dia-a-dia pode ser complicado. Entretanto os veganos, acostumados a utilizar ‘alternativas’ à ingestão de proteína animal, podem nos ajudar a variar o consumo do grão – e até a gastar menos..

O Jornal Midiamax conversou com pessoas adeptas da vegana. Segundo a Associação Brasileira de , podem ser considerados veganos aqueles que “excluem, na medida do possível e praticável, todas as formas animais na alimentação, vestuário e qualquer outra finalidade”.

Entretanto, substituir alimentos assim, de uma hora para outra, pode ser prejudicial à saúde. É por isso que a professora Luciana Costa, de 25 anos, consultou uma nutricionista antes de retirar totalmente as carnes da alimentação. “Para substituir o arroz geralmente comemos, aqui em casa, batata doce ou quinoa, que é uma ótima fonte de proteína”.

Com preço do arroz nas alturas, aprenda com veganos opções para substituir o grão
Luciana acrescenta outros grão ao arroz para “fazer render”. (Foto: Arquivo pessoal)

Apesar das opções, a professora reconhece que quinoa não é um grão tão acessível financeiramente. Por isso, outra estratégia usada por Luciana é colocar lentilha e cenoura, por exemplo, misturado ao arroz “para que renda mais”. Ela e a namorada, Adrielle Clemente, que é vegana há três anos, costumam ir a feiras de rua no bairro e comprar em atacadistas, ainda com o objetivo de economizar.

Matheus de Souza Maciel, 25, é publicitário e também costumava procurar sacolões e feiras ao ar livre para fazer suas compras gastando menos. Ele explica que substitui o arroz branco pelo arroz de couve flor, quinoa e lentilha. Com a , Matheus optou pelos aplicativos de delivery. “Achei um hortifruti muito legal no Ifood e peço legumes e verduras a cada 15 dias, geralmente”.

Além do bom e velho macarrão, a atriz Karen Mara Freitas, 19, prepara as refeições em casa – o que evita gastos em restaurantes, que podem transferir o valor do aumento nos preços para o consumidor – e inclui na dieta batata e mandioca, quando pensa em substituir o arroz. “Para fontes de ferro e proteína, eu como também mais o feijão preto do que o carioca, ouvi falar que tem mais ferro, além de brócolis e tofu, que eu mesma faço”.

Com preço do arroz nas alturas, aprenda com veganos opções para substituir o grão
Karen é vegana e não come arroz todos os dias da semana. (Foto: Arquivo pessoal)

O que dizem os nutricionistas?

Conforme explica a nutricionista Tatiana Sarmento, o arroz branco sozinho não oferece benefícios como fonte de proteína. “Ele precisa estar associado a alguma leguminosa, como o feijão, ou grão de bico e lentilha”, explica.

Combinado com os brócolis, como o que é preparado por Matheus, Tatiana afirma que o arroz se torna uma importante fonte de aminoácido. “A melhor substituição seria pelos tubérculos, como a batata doce, a mandioca, o inhame e o cará”.

Apesar das substituições serem acessíveis, a nutricionista explica que existem desvantagens que não deixam de ser consideradas. “Os tubérculos não têm todo tipo de aminoácidos presente na combinação arroz e feijão, é preciso acrescentar leguminosas. O ideal é combinar todos eles e fazer receitas como o escondidinho, por exemplo”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
invasão

Dez pessoas são presas após invasão de terreno particular no Centenário

ação moradores

Mais de 500 moradores participam de ação social no Zumbi dos Palmares

acidente pessoas

Mulher retirada de ferragens em acidente na MS-134 foi em vaga zero para Dourados

cineasta

Morre cineasta Jean-Claude Bernardet

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

flamengo

São Paulo é apático e inicia nova ‘Era Crespo’ com derrota para líder Flamengo no Maracanã

Últimas Notícias

Esportes

Botafogo resolve no 2º tempo e bate o Vasco em volta ao Brasileirão após o Mundial de Clubes

Com o resultado, o Botafogo chegou a 21 pontos, em quinto lugar, com um jogo a menos

Polícia

Polícia encontra grávida carbonizada na fronteira de MS

Feto tinham cerca de 5 meses e também chegou a ficar carbonizado

Brasil

Pesquisador indígena cataloga 150 plantas medicinais de seu território

Material serve para tratar diabetes, hipertensão e verminose

Brasil

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

ICMBio não vê falhas sistêmicas que possam ter causado morte de menina