Preparar a Ceia de Natal é uma missão anual que pode se tornar difícil caso você não esteja inspirado na cozinha. E que tal incrementar a ceia trocando a carne vermelha, que está bem mais cara que o habitual, por uma peça de peixe? Um cuscuz de bacalhau é fácil, rápido e você pode fazer com produtos que tem em casa. A chef Helen Braz, do restaurante Tropeiro Gastrô, nos ensina como preparar essa receita deliciosa e que serve uma família inteira e tem preço de custo de R$70.
Helen Braz é ex-bancária, goiana, veio há 15 anos para Campo Grande e aqui se profissionalizou cozinheira, com especialização na comida afetiva e no movimento Slow Food, que utiliza ingredientes frescos e regionais. “Trabalho com ceias de Natal e Ano Novo, com receitas próprias e preços justos. Sou conselheira de ética da Associação dos Profissionais de Gastronomia do Mato Grosso do Sul, uma forma de valorizar a classe e dar visibilidade trazendo benefícios através da união”, conta a chef.

O bacalhau é rico em proteínas, vitaminas A, E, B6 e B12, sódio,cálcio, fósforo, magnésio e Ômega 3, além de possuir baixo teor calórico. O consumo de bacalhau pode melhorar a concentração, a memória e a visão e auxilia o metabolismo energético e o sistema cardiovascular.
Já o cuscuz-paulista é um prato da culinária brasileira criado a partir do cuscuz berbere que foi modificado com influências indígena e de imigrantes europeus, nomeadamente portuguesa, espanhóis e italianos. Seu ingrediente principal é a farinha de milho e pode ser servido tanto como acompanhamento como prato principal.

Confira esta receita perfeita para uma ceia de Natal econômica e que também é deliciosa ao paladar:
Ingredientes
- 30g de manteiga
- 40g de azeitona fatiada
- 200g de bacalhau
- 3 ovos
- 100g de milho
- 100g de ervilha
- 100g de cenoura brunoisette
- 150g de tomate brunoisette
- 2 dentes de alho picados
- 150g de cebola processada brunoisette
- 200g de farinha de milho
- 1200ml de mirepoix de bacalhau
- 50g de queijo parmesão ralado
- 50 ml de óleo de soja
- 50g de talo de salsão brunoisette
- Sal, coentro chiffonade, cebolinha chiffonade e folhas de salsão chiffonade o quanto baste