Famoso pela série americana “Sex and the City”, o coquetel Cosmopolitan tem lá o seu charme e também seus segredos no preparo. O drink rosado que aparece frequentemente nas mãos das protagonistas tem como principais ingredientes vodka e cranberry.
Na receita de hoje, o barman Gustavo Bertolucci ensina como fazer a bebida e, de brinde, passa umas dicas para deixá-la incrivelmente saborosa. Confira a receita:
Ingredientes
50 ml de vodka de limão Absolut
25 ml de licor Cointerau
25 ml de suco de cranberry Juxx
1 gominho de limão cortado à francesa
Modo de preparo
Esta parte é bem simples. Basta colocar todas as bebidas dentro da coqueteleira e misturar. Após este processo, coloque a bebida em uma taça e finalize flambando um pedaço pequeno de casca de laranja.
De acordo com a orientação do barman Gustavo Bertolucci, primeiro esquenta a casca utilizando um isqueiro e, em seguida, a espreme. O sumo irá ajudar no flambado e derá ao drink um sabor especial e diferenciado.
Gustavo Bertolucci ainda explica que a marca das bebidas utilizadas faz a diferença no resultado do sabor. E ele também ressalta outro ponto que altera o sabor final do coquetel, que é a taça. “O cristal se esconde, deixando sobressair somente o gosto da bebida mesmo, diferente do vidro”, comenta p sommelier.

Workshop
Formado em Administração Hoteleira pela Escola Castelli, do Rio Grande do Sul, e certificado em vinhos e destilados pela International Wine and Spirit Centre, na Inglaterra, Gustavo Bertolucci é sommelier e barman do Senac de Campo Grande. Ele ministra nesta sexta-feira (4), às 14h, o workshop “Melhores técnicas para o preparo de drinks”, na Escola de Gastronomia do Senac, no Sebrae Inspira – Gastronomia.
O evento também oferece cursos gratuitos até o final de maio. Confira a programação:
09/05 (15h) – Painel Slow Food: Alimento Bom, Limpo e Justo
10/05 (15h) – Painel Food Design e Market Place: Gerando Novos Negócios
15/05 (14h30) – Festival Brasil Sabor
15/05 (16h) – Palestra: Gastronomia e Regionalidade, Tendência e Futuro
16/05 (17h) – Painel com Chef”s Regionais: Chef de Cozinha – Carreira, Desafios e Aprendizados / Inovação em consumo
23/05 (15h) – Palestra: Como reduzir custos com energia – Eficiência Energética
24/05 (15h) – Painel Food Stylling: A arte de tornar um alimento visualmente atraente
24/05 (18h) – Palestra Ifood: Como atrair novos clientes e aumentar o faturamento em mais de 50%
25/05 (15h) – Painel: Melhorando o desempenho do seu negócio. Experiências inovadoras de consumo
29/05 (15h) – Seminário Estadual de Panificação e Confeitaria
29/05 (15h) – Painel Tendências Mundiais do Food Service: Novos Modelos de Negócios