Pular para o conteúdo
Receitas e Culinária

Saiba como preparar uma deliciosa ceia completa de Natal digna de chef de cozinha

A picanha enriquecida com o agridoce do molho de maracujá desperta sabores singulares e vai ser a estrela principal da noite do dia 24 de dezembro.
Arquivo -

Jingle bells! Às vésperas da comemoração do nascimento de Jesus Cristo começam os preparativos para a Ceia de . A data é a oportunidade de reunir familiares e amigos em volta da mesa de jantar e, para que essa refeição seja inesquecível, o Jornal Midiamax te ajuda a fazer uma Ceia completa utilizando o ingrediente regional preferido dos sul-mato-grossenses: as especiarias de guavira.

A dica da cheff Helen Braz para arrasar nos preparativos e gastar pouco dinheiro é uma deliciosa picanha suína com redução de maracujá acompanhada de mousseline de chocolate belga com café para a sobremesa. O prato serve quatro pessoas e promete arrancar suspiros após a degustação!

Além de ser um menu relativamente rápido, com tempo de preparo de aproximadamente 2 horas e custo de R$ 100, as receitas também são criações exclusivas da cheff. A carne de porco enriquecida com o agridoce do molho de maracujá desperta sabores singulares e vai ser a estrela principal da noite do dia 24 de dezembro.

Ingredientes:

Prato Principal
1 kg de picanha suína com gordura
1 xícara de água
200g de açúcar cristal
200g de maracujá in natura
Ervas desidratadas facilmente encontradas em empórios (cenoura, alho, salsão, lemon pepper, cebola, alecrim e pimentão)
1 pitada de sal
1 cálice de vinho branco
1/2 colher de aroma de fumaça
1 colher de especiarias de guavira

Modo de Preparo:

24 horas antes do preparo, a peça da picanha suína deve ser marinada com o vinho, sal, aroma de fumaça e 1 colher das ervas desidratadas.

Após o tempo de tempero, coloque óleo de soja em uma panela e espere esquentar bem. Quando estiver quente, a carne de porco deve ser selada em todos os lados no óleo para que a peça não perca peso e resseque quando for para o forno.

Prepare a forma com um pouco de água para a carne não grudar no fundo. Assim que selada, a peça deve ser acomodada na forma com a gordura para baixo e tampada com papel alumino ao ser levada para o forno por cerca de 1h em temperatura de 200 graus.

Durante o cozimento, pegue a mesma panela em que a carne foi selada e comece a preparar o molho. No óleo da picanha, acrescente a água, o açúcar, o maracujá, meia xícara das ervas, o sal, o vinho, meia colher de aroma de fumaça e uma colher das especiais de guavira que podem ser substituídas por noz moscada.

Os ingredientes devem ficar no fogo baixo até reduzir e virar um molho grosso. Aproveite o tempo de fogo e prepare a sobremesa.

Sobremesa:

2 colheres de manteiga sem sal
2 colheres de pó de chocolate belga ou 100% cacau
2 colheres de café solúvel granulado
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite UHT

Modo de preparo:

Os ingredientes devem ser misturados em uma panela e levados ao fogo até levantar fervura. Não esqueça de mexer sem parar. Assim que começar a ferver, a receita deve ficar por mais 2 minutos no fogo até o café se dissolver por completo e ficar em ponto de brigadeiro mole. O doce deve ir à geladeira para endurecer por aproximadamente 30 minutos.

Confira o vídeo:

Encomendas

Algumas pessoas preferem evitar a correria dos preparativos para passar mais tempo com os entes queridos. Uma boa opção para economizar e surpreender é encomendar os pratos com chefs que fazem entregas a domicilio nesta época do ano.

Helen Braz conta que cultura de encomendar a ceia está cada dia mais caindo no gosto dos campo-grandenses. A chef oferece um cardápio variado nas festas de fim de ano que vão desde pratos principais, guarnições e até a sobremesa. As encomendas feitas pelo telefone proporcionam uma refeição diferente com toque de chef.

A autodidata explica que adora criar receitas com ingredientes regionais como a guavira. Com a aproximação do Natal e virada de ano os pedidos se intensificam e se tornam garantia de sucesso na mesa do cliente.

“Como profissional eu resgato o amor pela família e coloco esse sentimento nas minhas encomendas. As pessoas têm a ideia de que encomendar prato com uma chef de cozinha é muito caro, mas ao contrário. Os preços são bem acessíveis aos mais variados pratos.”

A integrante do Conselho de Ética da Associação dos Profissionais de de MS também ressalta a importância da afetiva nas pessoas. “É aquele gostinho de comida de vó misturada com a sabedoria de um entendido do assunto,” brinca.

O menu completo com os valores pode ser solicitado através do telefone e Whatsapp (67) 9 9284-1515 ou no 3029-3949. O cliente pode escolher quantos pratos vai querer dentre as 40 opções de saladas, arroz, carnes, maioneses, farofas, cuscuz, rondelli e sobremesa.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Idosa morre em veículo após mal súbito na MS-162 em Dourados

pastor legendarios se pronuncia sobre igreja catolica 3

Pastor do Legendários se pronuncia após Igreja Católica desaconselhar movimento

Tapete cobrindo corpo, câmeras de segurança: O que se sabe do caso da mulher jogada em vala pelo amante

Mauricio Silveira: quem é o ex-ator da Globo que está em coma após retirar tumor

Notícias mais lidas agora

Amante pode ter jogado mulher ainda viva para esconder traição em Terenos

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passo (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

Comitiva que tenta barrar tarifaço se reúne com deputados e senadores nos EUA nesta terça

prefeita loa 2025 procuradores procuradoria fundo

Com receita de R$ 6,6 bilhões, prefeitura de Campo Grande aprova LDO de 2026

Últimas Notícias

Trânsito

Técnica de enfermagem morre em acidente na BR-060 em Sidrolândia

Vítima era passageira de veículo carregado com cigarros contrabandeados. Motorista foi preso

Cotidiano

Imigrante da Bolívia recebe cartão do SUS para atendimento eletivo em Corumbá

Direito foi concedido com auxílio da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul

Brasil

CNH sem autoescola? Governo estuda acabar com exigência de aulas para carteira de habilitação

Alto valor e demora para tirar CNH são fatores que motivam mudanças do governo

Transparência

Diretora de regulação da Agems é reconduzida ao cargo para mais quatro anos

Caroline Farias Tomanquevez ocupou o cargo na Agência pela primeira vez em 2023