É preciso condicionar bem os alimentos para que eles durem mais

Todo ano é a mesma coisa: sobra uma avalanche de comida da ceia de ano novo e a gente fica meio sem saber o que fazer com elas. Ao mesmo tempo, quem exagerou na comemoração da noite anterior fica praticamente imprestável para ter que encarar as panelas novamente. A solução é, portanto, saber condicionar bem as sobras para que as aventuras gastronômicas não precisam recomeçar tão cedo.

Sim, para o ‘restô d’onté’ funcione bem e não estrague, a ponto de permitir, inclusive, o preparo de novos pratos ao longo da semana, é preciso saber o que pode ser misturado com o que e que tipo de embalagem protege bem as sobras, como explica a nutricionista Geysiane Carvalho Mendes, do Hapvida Saúde.

'Restô d'onté': veja dicas para reaproveitar bem as sobras da ceia de Réveillon

logo, se você não guardou nada disso, então observe se os outros alimentos foram bem conservados. O ideal, segundo a nutricionista, é que a comida fique guardada em recipientes com tampas e fechados, para evitar a entrada de ar. O melhor é deixar tudo na geladeira, pois a baixa temperatura conserva os alimentos.

É exatamente isso o que a maioria das pessoas faz, justamente para ninguém ter trabalho adicional de ir, de novo, para a cozinha. Se você tiver feito tudo direitinho na conservação do que restou, então fique tranquilo, pois não há risco nenhum de passar mal com o “restô d´ontê”.

Ah, e para quem tem um pouco mais de paciência ou disposição, a dica é incrementar essas sobras e dar nova cara às preparações, mas cuidado com os ingredientes escolhidos para esse “incremento”, já que eles podem deixar a comida ainda mais calórica no dia seguinte.