Pular para o conteúdo
Receitas e Culinária

No circuito gastronômico de São Paulo, chef serve a tradicional ‘comida de panela’

Rodrigo Oliveira esteve em Campo Grande para palestra e adicionou lenha à fogueira de uma polêmica. O que vem antes? O arroz ou o feijão?
Arquivo -

O pai tentou tirá-lo da cozinha e Rodrigo Oliveira, hoje conceituado chef do restaurante Mocotó, chegou a cursar Engenharia Ambiental. Mas suas raízes e o fato de ter ‘nascido’ no estabelecimento o levaram a voltar para a e hoje ele é reconhecido por servir a tradicional e amada ‘comida de panela’.

“Foi na marra”, falou Rodrigo sobre sua escolha. Desde os 13 anos ele trabalhava no empório do pai. E trabalhar significou lavar louça, tirar lixo, trocar fusíveis e tantos outros afazeres que um restaurante demanda.

Ele conta que sempre houve um embate saudável com o pai sobre, o que servir, como evoluir e experimentar. “As diferenças eram questões práticas. Do embate veio o equilíbrio”, relembra. A cozinha do Mocotó é resultado das viagens da família ao sertão, a terra natal, das comidas feitas pela própria mãe. Ingredientes sempre presentes são a manteiga de garrafa e as carnes seca e de sol, por exemplo.

Rodrigo deu palestra para o evento Gastronomia que Inspira do Sebrae em Campo Grande. (Foto: Bruno Navarros/Sebrae)
Rodrigo deu palestra para o evento Gastronomia que Inspira do Sebrae em . (Foto: Bruno Navarros/Sebrae)

“Se eu pergunto para minha tia como ela faz uma receita, ela diz ‘com todo tempero’. Todo tempero é alho, coentro, cominho, pimenta, …”, enumera. Rodrigo descreve que desde a sua infância e por muito tempo ele acreditou que cominho era o sabor natural dos alimentos.

Glamourização da profissão

Simples e até tímido, o chef tem uma posição bem definida sobre a glamourização da gastronomia e a elevação dos chefs de cozinha a celebridades, apesar de considerar uma dualidade na questão. “O chef é um profissional dedicado a levar bons momentos, a fazer com que a pessoa saia do restaurante melhor do que entrou. O reconhecimento é justo, mas perigoso”, ressalva.

“A notoriedade acaba te levando para fora da cozinha, do restaurante. Tem que ter um equilíbrio, saber lidar com estas saídas, o assédio. Se afastar demais da cozinha coloca em risco de te afastar do negócio que te deu a notoriedade”.

O que o chef come?

Quando chega em casa, à noite, depois de ter passado o dia inteiro cozinhando, apenas frutas para poder descansar o mais rápido possível. Fora isso, segue o conselho de todas as avós de “não comer comidas que não sejam de verdade”.

Um de seus pratos prediletos é o tradicional e consagrado baião de dois, o prato feito com arroz e feijão. E por falar nestes ingredientes tão brasileiros e presentes diariamente em nossas mesas, Rodrigo adverte: “o feijão vai em cima do arroz. Sempre!”

Em relação ao termo ‘gourmet’ adicionado aos ingredientes, Rodrigo condena o conceito. Para ele, chamar um alimento de gourmet nada mais é do que apresentar o alimento em sua forma mais natural e fiel.

“Quando as pessoas falam de chocolate gourmet, se referem ao chocolate sem gordura hidrogenada. Quando falam de cerveja gourmet, são as cervejas sem aditivos”, exemplifica. “O alimento gourmet é o produto original reapresentado com o dobro do preço, sendo que deveria ser o padrão”, acrescenta.

Em Campo Grande – Na passagem rápida pela Capital para ministrar palestra sobre inovação na para o evento Gastronomia que Inspira do Sebrae, Rodrigo disse que visitou o Yallah sob indicação do chef Paulo Machado. Se tivesse mais tempo, ele também gostaria de experimentar o sobá.


Fale MAIS!

O que você gostaria de ver no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelos telefones 67 99965-7898/3312-7422.

Siga a gente no Instagram: @midia_mais_

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Deixou para última hora? Inscrições para vagas com salário de R$ 13 mil no Corpo de Bombeiros encerram amanhã

acidente

Tragédia: mãe e filha morrem após carro cair de ponte próximo ao Rio Ivinhema

Mulher é encontrada morta em residência do Portal Caiobá

buscas

Motorista de carro que afundou no Rio Paraguai era cearense de 35 anos

Notícias mais lidas agora

operação turn off

Turn Off: Justiça cita prejuízo de R$ 12 milhões ao manter bens de ex-servidora bloqueados

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

Entregador

Jovem tem orelha dilacerada e artéria rompida após ataque de pit bulls no Jockey Club

Sinner vence revanche contra Alcaraz de virada e conquista o título de Wimbledon pela 1ª vez

Últimas Notícias

Transparência

Ministério Público Eleitoral investiga troca de esterco por voto em eleição extra do município de Bandeirantes

Denúncia é sustentada por um áudio que reproduziria diálogo do prefeito eleito

Esportes

Chelsea contraria a lógica, goleia o PSG e garante título do mundial

Ingleses deram um verdadeiro show de futebol, com três gols ainda no primeiro tempo

Polícia

Policias prendem dupla suspeita de tentativa de homicídio em casa noturna de Dourados

Vítima foi atingida por quatro tiros e encaminhada para o hospital em estado grave

Transparência

Vereador que integra Comissão de Segurança Pública em Campo Grande tem escritório político invadido e furtado

Flávio Cabo Almi, do PSDB, é defensor da internação compulsória de usuários de droga