MidiaMAIS / Culinária

No Santa Panqueca na Vila Popular, prato é carro-chefe com combinações deliciosas

Saiba mais sobre o restaurante

Daiane Libero Publicado em 18/01/2017, às 09h00

None
_mg_9510.jpg

Saiba mais sobre o restaurante

Na Rua Antônio Sobreira, na Vila Popular, uma fachada simpática promete a melhor panqueca da região, no Santa Panqueca. O estabelecimento foi criado em agosto do ano passado pelo arquiteto e chef Samuel Coelho Lima, de 39 anos, em parceria com a esposa Poliana Lima, com uma proposta muito simples e aconchegante: servir uma comida saborosa e muito caseira, mas com um toque gourmet e ingredientes diferentes. 

Samuel conta que morava há quatro anos no bairro e se apaixonou pela comunidade. Decidiu unir o gosto pela gastronomia, por criar novas receitas e combinações, e abrir o espaço em agosto de 2016. "Quando decidi trabalhar com comida foi para estar mais próximo dos meus filhos e das pessoas. Esse é um bairro antigo, tranquilo, de gente trabalhadora e não temos aqui um lugar familiar, para pessoas de todas as idades. Foi então que surgiu a Santa Panqueca, com objetivo de trazer um pouco mais de gastronomia para o bairro, para famílias, jovens, todo mundo", explica ele, nascido em Minas, mas que mora no Estado há alguns anos. 

O espaço possui paredes que podem ser assinadas pelos clientes, que já deixaram várias mensagens enaltecendo o sabor da comida, com parabenizações pela iniciativa, além de recados alegres e carinhosos. Na parte debaixo das paredes, as crianças que visitam o local podem brincar de rabiscar. Samuel também deseja expor quadros de artistas locais, e todos os clientes que levarem camisetas do time favorito ou objetos decorativos, ganha 10% de desconto nos pratos. 

Entre combinações e ingredientes

Samuel, do Santa Panqueca / Foto: Luiz AlbertoCriado o conceito de um lugar aconchegante e totalmente customizável pelos clientes, Samuel passou a pensar nos ingredientes e opções de pratos. O carro-chefe do cardápio é a panqueca, que possui várias opções de massas como massa integral, verde, a massa normal, além de recheios variados. "Temos o recheio de salsicha, que as crianças adoram, e também anéis de lula, camarão, carne seca", revela o proprietário. Samuel diz que deseja agradar os vários paladares e agregar ingredientes interessantes. 

Nem por isso o preço fica elevado. Um prato com uma panqueca bem recheada e com molho, acompanhada de arroz e mais um ingrediente (pode ser batata assada, mandioca frita, berinjela salteada no alho, por exemplo), custa entre R$ 15 e R$ 25 e alimenta bem.

O tempero é o forte de cada prato, e para o MidiaMAIS, Samuel preparou a panqueca pantaneira, com carne seca, creme de leite, banana e mandioca frita, e a espanhola, recheada com queijo tostado, rúcula, tomate seco, berinjela grelhada, pétalas de rosa comestíveis e raspas de limão. "Nossa proposta é fazer comida de qualidade com um bom preço", acrescenta. 

No cardápio há ainda uma seleção de "Petiscos do Chef", criados por Samuel e batizados de "Petit Panier": são pequenas cestinhas de massa crocante com recheios variados como pernil suíno assado no forno à lenha, antepasto de berinjela, moela de frango e outros sabores, com seis unidades, ótimo, segundo ele, para degustar tomando uma boa cerveja gelada. 

Ainda segundo o proprietário, policiais, professores e aposentados têm desconto de 10% independente do dia que visitarem o espaço, que ainda oferece bebidas geladas e sucos. A ideia, ainda segundo Samuel, é expandir a marca para outros bairros, mas ele acredita que o sabor do seu produto atrai muitos outros clientes de vários bairros até a Vila Popular. "Tenho clientes da Moreninhas, do Jardim dos Estados, de várias partes da cidade", relata. As panquecas, prontas em 15 minutos com um sabor totalmente gourmet, garantem o sucesso. 

SERVIÇO – A Santa Panqueca fica na Rua Antônio Sobreira, 294, Vila Popular. Informações pelo telefone (67) 99146-4287 ou pela Fanpage do Facebook: https://www.facebook.com/santapanqueca/

Jornal Midiamax