MidiaMAIS / Culinária

Esta receita de risoto de carne-seca e cabotiá vai matar sua fome no frio

Confira o preparo e bom apetite

Guilherme Cavalcante Publicado em 03/07/2017, às 12h29

None

Confira o preparo e bom apetite

O frio do inverno finalmente se apresentou e com ele aquele clima perfeito para o preparo de alguns pratos que além de mais sofisticados, alimentam bem e aquecem o estômago. O risoto de carne seca, por exemplo, pode ser uma ótima pedida: com preparo previsto em cerca de 45 minutos, ele rende até 6 porções, tem boa quantidade de proteínas e é a cara deste inverno.

Risotos são pratos que requerem alguns cuidados e ingredientes especiais. No caso desta receita, é preciso dessalgar a carne de um dia para o outro e ter o arroz arbóreo, que é o utilizado em risotos, e vinho branco seco, que você encontra em qualquer supermercado. O resultado é delicioso, principalmente quando é servido bem quente – é um prato que supercombina com o frio previsto para esta semana. Confira a receita e bom apetite!

Risoto de carne-seca e cabotiá

Ingredientes

Esta receita de risoto de carne-seca e cabotiá vai matar sua fome no frio














Modo de preparo

Limpe e dessalgue a carne-seca cortada em cubos, deixando-a de molho em água gelado, trocando-a pelo menos 6 vezes até o dia seguinte. Na panela de pressão, coloque a carne, a cebola em pedaços, o alho e o louro. Cozinhe por cerca de 40 minutos ou até a carne adquirir textura macia. Escorra e reserve o caldo. Em seguida, desfie a carne, retirando o alho, a cebola e as folhas de louro.

Em uma panela, despeje o azeite em fogo alto (200 ºC a 220 ºC). Junte a cebola picada, o sal e pimenta e refogue. Em seguida, adicione o arroz arbóreo e frite por cerca de 2 minutos. Adicione o vinho e mexa até que ele evapore. Adicione o cabotiá, acrescente a carne e misture. Aos poucos, adicione o caldo (cerca de uma concha por vez, mexendo sempre, até o arroz começar a ficar macio).

Adicione o que sobrou do caldo quente e o restante dos ingredientes, sempre mexendo, até o arroz ficar ‘al dente’. Por fim, desligue o fogo, adicione o queijo e misture. Deixe o prato descansar alguns minutos antes de servir.

Jornal Midiamax