MidiaMAIS / Culinária

Confira 5 sugestões de pratos para ceias de final de ano que fogem do convencional

Enquanto uns querem praticidade, outros desejam inovar

Mariana Lopes Publicado em 22/12/2017, às 12h20

None

Enquanto uns querem praticidade, outros desejam inovar

Nada de chester, peru, pernil, salpicão. A ideia é inovar no cardápio das ceias de Natal e Ano Novo e os pratos tradicionais ficarão de fora da mesa de muitos campo-grandenses. Seja por praticidade, gosto ou ousadia, tem muita sugestão inspiradora para as comidas neste final de ano. Confira 5 pratos que fogem do convencional:

1 – Churrasco

Na família da advogada Kamila Grubert, 31 anos, a tradicional ceia natalina será substituída pelo bom e velho churrasco sul-mato-grossense. “Decidimos nos dar férias da cozinha e colocar os homens para assar carne. É mais prático do que passar o dia todo cozinhando, fazendo tender, peru, chester, e depois ainda ter que se arrumar e ficar com aquela cara de cansada no final. Dá muito trabalho e está bem mais caro”, justifica.

Até o salpicão foi cortado do cardápio. “No máximo, terá uma maionese de batatas”, enfatiza a advogada.

2 – Risoto de carne seca com queijo caipira

Arriscando em um prato mais “gourmetizado”, o funcionário público Adriano Coelho aposta no risoto de carne seca com queijo caipira para a ceia da virada do ano, quando reunirá a família em Rio Verde, no interior de Mato Grosso do Sul. Ele vai aproveitar a ocasião para sair do trivial e ainda aperfeiçoar a receita em grande escala, já que a ceia será para mais de 30 pessoas. “Estou me especializando em risoto e também decidimos fazer para inovar. Será a primeira vez que terá este cardápio na ceia”, afirma.

3 – Escondidinho de bacalhau

Sem rodeios, a professora Vanda Regina Silva Santos, 61 anos, confessa: “Não gosto de porco nem de peru”. E é com alívio que ela, neste ano, quebra o protocolo do cardápio tradicional das ceias e abre espaço na mesa para o escondidinho de bacalhau, que marcará presença na receita no lugar da carne seca.

4 – Nhoque com canela e açúcar

Mesmo não fazendo da tradicional ceia brasileira, na casa da advogada Adda Carolina Pereira de Souza, 33 anos, o nhoque açúcar e canela é costuma familiar há anos e a receita ela aprendeu com a avó. “A massa é de batata doce com molho ao sugo. Misturo açúcar e canela e jogo por cima como se fosse queijo ralado”, explica.

5 – Entrevero

Na ceia natalina da família da designer de interiores Izabel Roloff, 35 anos, o prato principal vai ser o entrevero, uma comida típica do Sul. A receita é feita na chapa, com carnes de frango, gado e porco, além de bacon, calabresa, pimentões verde e amarelo, cebola, cenoura, molho shoyo e queijo em cubos para finalizar. “Pode comer com arroz ou pão”, explica Izabel.

Jornal Midiamax