Prato é acompanhado por uma mistura com quinoa

 

O bacalhau sempre tem seu preço inflacionado durante a quaresma, com objetivo de encher os pratos dos brasileiros na Sexta-Feira Santa, que acontece amanhã em todo Brasil. Na Capital não poderia ser diferente, mas existem peixes tão nobres quanto que podem fazer bonito à mesa. Segundo a culinarista e cozinheira Bianca Barbosa, a tilápia ou “Saint Peters” é um peixe acessível, fácil de ser encontrado e que poderá fazer bonito na ceia. “A tilápia é suave e dispensa o processo de dessalgar, muitas vezes complicado para quem prepara o bacalhau pela primeira vez”, analisa a cozinheira. 

 

Filé de tilápia tem aspecto claro e consistência macia / Foto: Divulgação

 

Para acompanhar a tilápia, que poderá ser assada ou grelhada, a quinoa entra em cena, um grão simples de se trabalhar a partir de sua hidratação. Rica em nutrientes e aminoácidos essenciais, também é fonte de cálcio e ácidos graxos. Além de ser saudável, dá um contraste interessante com o sabor do peixe. “Nessa onda mais ‘fitness’, a quinoa chegou com tudo. Mas minha sugestão é para que a ceia seja leve, como pede a data. A Páscoa não é um tempo para exagerar”, ensina a culinarista. 

 

Quinoa pode ser hidratada com água quente por 15 minutos / Foto: Divulgação

 

A receita que ela ensina ao MidiaMAIS tem um toque de frescor, e além da quinoa e do limão, traz pedaços de abacate e ricota amassada como uma salada fresca e diferente. Confira. 

Tilápia assada com limão e salada de quinoa

Ingredientes:
– 4 postas de tilápia frescas
– 1 cebola roxa picada
– 1 alho amassado
– 20g de colorau
– 3 limões espremidos
– 1 colher de sopa de molho shoyu
– 200g de quinoa hidratada
– 1 tomate picado
– 1 espiga de milho cozida e picada sem sal
– 3 talos de coentro ou salsinha
– 50g de ricota amassada
– 50g de abacate picado em cubos
– Sal e azeite a gosto

Modo de preparo:
Deixe a tilápia de molho em uma marinada composta pelo suco de limão, colorau, shoyu, alho amassado e metade da cebola por 1h. Dê uma selada nas postas com ajuda de uma frigideira que não grude, e coloque as postas e a marinada no forno por 35 minutos. Em outro pote, coloque a quinoa e os demais ingredientes, misturando bem e acrescentando sal e duas colheres do suco de limão. Tempere a gosto e sirva junto, sobre o peixe.