Confira a receita desta semana

O nhoque é uma massa de poucos ingredientes, de origem italiana, que caiu no gosto dos brasileiros por ter a capacidade de agradar a vários paladares. Com uma base de batata e farinha, também é um prato bastante acessível para quem procura uma opção de almoço mais barata. O nhoque (também chamado de “gnocchi”) também tem um cozimento simplificado e muito rápido. 

Pela massa ser bem leve, sendo que um nhoque básico leva apenas sal, farinha e batatas cozidas, você pode cozinhar em uma panela de água quente, e quando o nhoque “subir” na panela, a massa está pronta. É preciso também tomar cuidado para não cozinhar demais, já que o sabor dessa massa é muito suave. Prefira sempre fazer o nhoque caseiro, já que o nhoque industrializado não é tão saboroso. 

O molho do nhoque pode ser feito com carne moída (um bolonhesa de qualidade), molho branco à base de queijo e noz moscada, molho com vinho e muitas outras opções. Porém, o molho mais tradicional é o sugo, um molho à base de tomates frescos, que, reduzidos com algumas ervas e condimentos, além de cebola e alho, adere ao nhoque e fica delicioso. O MidiaMAIS já ensinou esse molho (clique aqui para ver a receita), que pode ser finalizado com lascas de parmesão e manjericão fresco. Confira a receita completa do nhoque. 

 

Nhoque tradicional

INGREDIENTES

Massa: 
6 batatas médias
1 xícara de farinha de trigo
sal a gosto

Molho: (veja a receita aqui). 

MODO DE PREPARO

Nhoque é massa fácil caseira com apenas três ingredientes e muito saborCozinhe as batatas, em água, até que estejam macias. Descasque-as e passe pelo espremedor ainda quentes. Vá acrescentando a farinha aos poucos e o sal, amasse bem. Coloque a massa sobre uma mesa enfarinhada e faça rolinhos. Corte cada rolinho em pedaços de mais ou menos 2 cm. Leve ao fogo, em uma panela com bastante água temperada com sal. Quando a água levantar fervura, vá colocando os nhoques, até eles começarem a subir.

Coloque água fria em uma bacia com um escorredor dentro, retire os nhoques já cozidos e coloque-os no escorredor para dar choque térmico. Repita o processo até toda massa estar cozida. Escorra bem e coloque o nhoque em um refratário. Coloque o molho por cima e sirva com parmesão e manjericão. Se preferir, cubra com o queijo e deixe 10 minutos no forno para gratinar.