Confira a receita desta segunda-feira (4) 

 

Massa fresca tradicional leva três ingredientes mas garante muito saborUma das receitas mais simples, antigas e apreciadas mundo afora leva apenas três ingredientes. Fazer massa fresca de macarrão (que pode ser talharim, espaguete, recheado, parafuso, e até virar massa de lasanha) é muito fácil e exige apenas farinha de trigo, ovo e sal. “Porém, ao fazer a massa, as medidas são importantes”, explica a culinarista Regina Ferreira, do Empório das Massas. “Para 4 pessoas, a receita deve levar 400g de farinha, 4 ovos e duas colheres de sal. Tenha sempre um pouco mais de farinha de trigo para poder abrir a massa”, revela. 

Abrir a massa e deixá-la com um formato e consistência adequados é um dos pontos de partida para a massa fresca. Quem não tem um cilindro especial para massas em casa deve optar por um pau de macarrão. “Claro que nem todo mundo tem cilindro, você pode até abrir a massa com uma garrafa de vidro limpa e vazia, só precisa se atentar para ver se todo a massa ficará com o mesmo tamanho. A massa para lasanha é a mesma de ravioles, rondelles, basta cortar no formato desejado”, analisa a culinarista. 

 

Corte da massa pode ser feito manualmente / Foto: Pinterest/Divulgação

 

Depois de feita a massa no formato desejado, é preciso fervê-la em cerca de 1 litro de água para 100g de massa, de 3 a 5 minutos. “É muito rápido e é nessário cuidar para a massa não ficar mole demais, perdendo seu sabor”, aconselha Silvia. O molho deve ser colocado na hora de servir e pode ser um ragu de calabresa (amasse a calabresa sem a pele com dois tomates e 1 copo de água, manjericão e especiarias), creme de leite, cogumelos salteados, alho, e o que mais for opção. Outra dica é deixar a massa secar por 20 minutos antes de colocá-la na água quente. 

Massa fresca

Ingredientes
– 400g de farinha de trigo
– 4 ovos
– 2 colheres de chá rasas de sal

Modo de Preparo
Coloque a farinha de trigo e o sal em um recipiente, abra um buraco no meio e coloque os ovos. Com um garfo bata os ovos, até espumar. Depois vá agregando a farinha de trigo, primeiro com o garfo mesmo e depois com as mãos. Misture bem até ficar uma massa homogênea e soltar das mãos. Sove bem a massa, amassado e esticando até ficar mais “leve”, cerca de 10 minutos. Enrole a massa em papel filme (ou alumínio) e deixe descansar por uns 20 minutos. Abra a massa com farinha, corte no formato e cozinhe em água fervente. Sirva quente com molhos.