MidiaMAIS / Culinária

Comece a semana light com um saboroso e leve suflê de brócolis

Receita desta segunda-feira é de fácil preparo

Daiane Libero Publicado em 27/06/2016, às 11h22

None
sufle-de-brocolis-aromatizado-com-limao.jpg

Receita desta segunda-feira é de fácil preparo

Comece a semana light com um saboroso e leve suflê de brócolisO brócolis é um vegetal que permite várias receitas interessantes e pode ser consumido de diversas formas. Uma das formas interessantes é como recheio de tortas, assados e suflês, quando ele vira o protagonista das receitas. Além disso, ele é fonte de vitamina C e muitas fibras alimentares, conforme explica a nutricionista Jéssica Amorin. "O brócolis é excelente fonte em beta-caroteno e proteínas, rico em vários minerais como cálcio, ferro e zinco. Além disso, possui poucas calorias, fornecendo 35 calorias por 100 gramas de sua porção", afirma. 

Segundo a nutricionista, a forma correta de consumir o brócolis é evitando cozinhá-lo muito, para que ele não perca suas propriedades nutritivas no cozimento. Por isso, esta receita de suflê promete ser extremamente benéfica, além de muito saborosa e light para começar a segunda-feira sem pesar no estômago. Nela, o brócolis é apenas amaciado antes de ir para o forno, de preferência no vapor. Confira abaixo. 

Porções podem ser também individuais / Foto: Na Minha Panela/Divulgação

Suflê de Brócolis

INGREDIENTES

350 g de brócolis, lavado e picado
1/3 xícara (chá) de farinha de trigo
3 gemas
1 dente de alho picado
6 claras
1 ½ xícaras (chá) de leite desnatado
1/3 xícara (chá) de creme de leite light
1 colher (sopa) de raspas de limão
¾ colher (chá) de sal
Queijo ralado à gosto
Azeite para untar

MODO DE PREPARO

Cozinhe os pedaços de brócolis no vapor, por 3 minutos, até ficarem macios. Reserve. Em uma panela, coloque a farinha e o leite, mexendo bem até levantar fervura. Abaixe o fogo, junte o creme de leite, raspas, sal, gemas e alho. Cozinhe por 1 minuto até engrossar, sem parar de mexer. Despeje tudo numa tigela e junte o brócolis. Bata as claras até virar clara em neve com uma consistência dura, com picos firmes. Misture as claras ao brócolis bem delicadamente. Unte um refratário com azeite, polvilhe bem o queijo e gratine no forno por 40 minutos. Sirva bem quente. 

Jornal Midiamax