Pular para o conteúdo
Culinária

Arroz com cara de regional tem o sabor da linguiça como protagonista

Linguiça é elemento principal nesta receita
Arquivo -

Linguiça é elemento principal nesta receita

 

 

O carreteiro é um prato extremamente regional e saboroso, unindo o arroz e a carne seca em uma combinação bem sul-mato-grossense. Mas o arroz de linguiça vem como uma opção diferente de prato, que traz o elemento muito regional que é a linguiça artesanal. Quem ensina essa receita é o chef Marcelo Giuliani, da Linguiça Guarânia. “Esse é um prato saboro, acessível e muito fácil de trabalhar. Aqui usamos as várias linguiças disponíveis como linguiça de cerveja, linguiça com laranjinha de pacu entre outras, mas você pode usar qualquer linguiça para o preparo”, explica. 

Chef MarceloA marca da Linguiça Guarânia teve um espaço montado na Expogrande 2016, que se encerrou neste domingo (17), na Alameda Gourmet que agregou vários tipos de culinárias. Eles não têm restaurante físico, mas o produto pode ser encontrado em casas especializadas na Capital. Para Marcelo, o importante é compreender que os ingredientes da receita são muito fáceis e todo mundo tem em casa. “O arroz branco, a pimenta, são coisas que temos em casa, mas rende muito e o sabor também é bacana”, explica. Marcelo é formado há dez anos em gastronomia e se diz um apaixonado pela culinária do Estado, mesmo não sendo natural daqui. 

Um dos segredos, segundo ele, para o arroz dar certo é, após picar e refogar a linguiça, deixar a água que solta secar por completo. Primeiro é preciso, em seguida, refogar a cebola, para só então colocar o alho, que na receita foi moído, mas que em casa pode ser apenas picado de um jeito uniforme. O molho de tomate dá cor ao arroz, que fica “molhadinho” e é finalizado com ervas como salsa e cebolinha – fáceis de serem encontradas no supermercado. Deixar o arroz bem “abafadinho” também faz com que ele fique solto e saboroso, e cozinhe de forma uniforme. 

Confira a receita completa no vídeo abaixo.

 

 

Arroz de linguiça

INGREDIENTES
– 250g de linguiça
– 1 xícara de arroz branco
– cebola e alho a gosto
– sal e pimenta do reino a gosto
– 50g de molho de tomate
– Salsa e cebolinha a gosto
– azeite para fritar e água morna para cozinhar o arroz

MODO DE PREPARO
Esquente bem a panela regada com o azeite. Frite bem a linguiça depois de cortá-la em pedaços grandes. Espere secar a água e ficar bem cozida. Jogue a cebola e o alho e refogue. Acrescente o arroz, frite bem, coloque a água, o molho de tomate, a pimenta e o sal, de uma vez. Mexa bem e espere secar a água do arroz. Quando estiver cozido, finalize com a salsa e cebolinha. 

Fotos e vídeo: Henrique Kawaminami
Texto: Daiane Libero

Fale com o MAIS!

O que você gostaria de ler no MidiaMAIS? Envie um e-mail pra gente com a sua sugestão para [email protected].

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

CMN simplifica uso de recursos da LCA por cooperativas de crédito

Animação baseada em livro de Paul McCartney terá elenco estrelado

AGU pede bloqueio de bens de mais 14 investigados por fraude no INSS

Paraguai está sob alerta de fortes chuvas na região de fronteira

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de MS

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Copa do Brasil Feminina tem confrontos da primeira fase definidos

Últimas Notícias

Brasil

Juiz determina suspensão imediata de todos os descontos de aposentadorias em favor da Contag

A decisão suspende "todo e qualquer desconto associativo"

Trânsito

Ciclista morre atropelado na BR-267 e condutor foge do local

O condutor não parou para prestar socorro e fugiu do local

Política

Dourados terá 3 voos semanais para SP e venda de passagens começam amanhã, diz governador

Eduardo Riedel foi homenageado na Expoagro nesta sexta (9) e deu informação em primeira mão após negociações com companhia aérea

Trânsito

VÍDEO: motorista de MS cai com carreta no Rio Paraná

Algumas pessoas estavam próximas à margem no momento do ocorrido