Com a quarentena e a possibilidade de ficarmos mais tempo dentro de casa, é mais esperado que encontremos dificuldades para regularizar o sono e dormir uma noite inteira ou cedo. Relaxar e dormir melhor está sendo um desafio e a insônia faz parte da realidade de muitos.

Nossa saúde mental está ansiosa e angustiada, e todos estão preocupados com a situação que o planeta se encontra. Isso afeta diretamente a qualidade do nosso sono, portanto descansar é uma parte tão essencial quanto qualquer outra e precisamos nos permitir se desligar.

Separamos algumas dicas simples que podem te ajudar a pegar no sono mais facilmente. Confira:

Evite eletrônicos na cama

Insônia? 6 dicas simples para dormir melhor

É comum ficarmos na cama mexendo no celular ou colocar algo na TV para adormecer. Mas, por mais corriqueiro que esse hábito seja, ele pode ser muito prejudicial para a qualidade do seu sono. Para quem sofre de insônia e busca dormir melhor, é recomendado se afastar dos eletrônicos uma hora antes de se deitar, principalmente do celular.

As mídias sociais e as recorrentes em nosso celular é um enorme gatilho para ansiedade e angústia, e se desligar disso um tempo antes de ir dormir pode ajudar a relaxar e facilitar na hora de desligar a mente.

Bebidas calmantes

Insônia? 6 dicas simples para dormir melhor

Acredite se quiser, mas essa dica de vó pode te dar um empurrãozinho na hora de dormir. Chás calmantes como camomila, erva cidreira e erva doce contribuem para dormir melhor, ajudando no relaxamento e na qualidade do sono. O leite morno também pode ser uma ótima alternativa, por conter triptofano, um aminoácido precursor da serotonina.

ASMR

Insônia? 6 dicas simples para dormir melhor

ASMR (Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano) é uma sensação prazerosa e relaxante obtida principalmente através de vídeos que associam barulhos, sussurro, e movimentos leves. A prática é conhecida como “massagem cerebral” e cada vez mais praticantes do ASMR aparecem com a intenção de acalmar, melhor a concentração e dar sono para seus telespectadores.

Associe a cama ao sono

Insônia? 6 dicas simples para dormir melhor

Nossa cama deve ser restrita ao sono e é de extrema importância que não pratiquemos nenhuma outra atividade na cama, como refeições e trabalho. Quando nosso cérebro entende que a cama é um local para dormir, o processo fica muito mais fácil e o sono vem de forma natural.

Reduza a ansiedade

Insônia? 6 dicas simples para dormir melhor

É impossível não ficar ansiosa durante esse período conturbado, nossa cabeça está a mil, cheia de preocupações e angustias, e essa inquietação dificulta muito relaxar e desligar a mente para poder dormir. Por isso, é de extrema importância que façamos o possível para diminuir nossa ansiedade. Meditar, praticar yoga ou fazer práticas de relaxamento guiadas são certeiras e podem nos ajudar imensamente na missão de dormir melhor.

Auto Hipnose

Insônia? 6 dicas simples para dormir melhor

A auto hipnose é a prática de hipnotizar a si mesmo com a intenção de alcançar um estado de relaxamento profundo, melhorando a qualidade de vida em geral e principalmente a qualidade do sono. Para quem não tem conhecimento em hipnose ou nunca praticou antes, existem diversos vídeos e práticas online que você pode fazer. A auto hipnose constantemente me ajuda a dormir melhor e cair em um sono mais profundo e relaxante e as práticas são extremamente simples de se fazer.