MidiaMAIS / Cinema

Oficina gratuita de vídeo estimula criatividade de adolescentes em Campo Grande

O 'Cineclube Transcine' tem utilizado oficinas de audiovisual nas periferias de Campo Grande

Nathália Rabelo Publicado em 19/11/2021, às 16h15

Alunos da oficina no Aero Rancho participaram da sessão de cinema no Parque Ayrton Senna
Alunos da oficina no Aero Rancho participaram da sessão de cinema no Parque Ayrton Senna - Foto: Divulgação

O audiovisual tem o potencial de desenvolver a formação cognitiva de adolescentes. É deste ponto de partida que a Transcine - Cinema em Trânsito, dentro do seu projeto mais recente “Edição Parques da Cidade”, percorre bairros da periferia de Campo Grande para realizar oficinas de vídeo com alunos de escolas públicas e Ongs.

O projeto da Transcine, “Edição Parques da Cidade” também promove sessões de cinema gratuitas.

“A Transcine tem realizado sessões de cinema pelos bairros e, posteriormente, promove a oficina de audiovisual com adolescentes dessas comunidades. É uma  forma de estimular a criatividade e o conhecimento dessa geração que tem muito contato com o audiovisual, principalmente, através de mídias como YouTube, Instagram e TikTok”, pontua Cátia Santos, fotógrafa e uma das idealizadoras do projeto.

Da teoria à prática

Nesta sexta-feira (19), encerra a oficina no bairro Noroeste da Capital. Em seguida, será a vez do Conjunto Moreninhas receber a atividade nos dias 25 e 26 de novembro. A estimativa é de que o projeto já tenha reunido mais de 70 alunos.

“Aprendi técnicas de edição de vídeos que desconhecia e vi que muita coisa que eu fazia não era certo, tipo na hora de enquadrar imagens ou coisas parecidas e o legal é que vou poder fazer um trabalho da escola com o que aprendi”, conta Raíssa Pessoa, da escola cívico militar Prof Tito - Jardim Anache.

Ao todo, três oficinas já foram concluídas: Escola Estadual Sebastião Santana de Oliveira/Conj. José Abrão; Escola Cívico Militar Professor Alberto Elpídio Ferreira Dias - Prof. Tito/Jardim Anache e Escola Estadual Neyder Suelly/Aero Rancho.

Jornal Midiamax