O ainda não tem uma vacina, a pandemia ainda não está controlada e ele segue afetando, mundialmente, o nosso cotidiano. Por se tratar de um tema tão atual e tão impactante, algumas séries médicas incluíram a patologia em suas tramas.

Antes da pandemia acontecer, algumas séries já abordaram temas parecidos. Em House há o caso de um super vírus que, graças a genialidade do personagem principal, consegue ser controlado a tempo de se tornar uma pandemia.

Quem gosta de Grey’s Anatomy, sabe que a tragédia faz parte da vida da equipe médica mais famosa de Seattle. Bombas, tiroteios, explosões, quedas de aviões, afogamentos, espancamentos e, claros, vírus letais, fazem parte do cotidiano dos médicos.

O seriado The Resident também cita uma superbactéria que, por estupidez e negligência médica se espalha incontrolavelmente. Pacientes em quarentena, a menção do COVID-19 e os momentos decisivos, acompanhe através do canal FOX.

Apesar de diversas séries médicas já terem abordado situações de pandemia, a crise fez os roteiristas repensarem as tramas na busca de apresentar o cotidiano deste “novo normal”, também na ficção e, por isso, separamos algumas séries médicas que incluíram o coronavírus em sua histórias. Venha conferir.

 

Sob Pressão

Séries médicas que incluíram o Coronavírus em sua trama

Começamos com uma série brasileira que já tem a quarta temporada confirmada! É exibida pela Globo e tem atores e atrizes incríveis, como Júlio Andrade e Marjorie Estiano.

O drama apresenta o cotidiano de uma equipe de emergência de um público e a escassez de recursos para atender, com qualidade, pacientes que eles precisam assistir morrer por falta de suprimento e assistência.

Um sistema falido, o repasse de equipamentos e itens necessários que não chega, a luta contra o desvio das verbas destinadas à saúde, a dificuldade em lidar com a tristeza das famílias que perderam seus entes queridos para um estado que não se importa.

Agora a missão da quarta temporada é abordar a pandemia em sua trama, que se passa no . Lucas Paraizo é redator de Sob Pressão e diz não ser uma tarefa fácil incorporar a nova patologia no roteiro.

A premissa da série já era mostrar que saúde no Brasil está doente e, se a situação já era desesperadora e alarmante, a crise do COVID-19 trouxe uma nova dimensão. Isso porque o sistema de saúde realmente entrou em colapso de vez!

Lucas comenta que o coronavírus será trabalhado com mais afinco, à partir da quarta temporada, porque ainda não se tem dimensão do quanto isso afetou a classe médica a médio e longo prazo, afinal, estamos vivendo a pandemia em nosso agora.

Paraizo também fala sobre a importância de homenagear os profissionais da vida real, além de oferecer um pouco de esperança quando se trata de COVID-19.  Quando a distopia se torna realidade, cabe fazer da ficção um alento e ali, criar a , já que ainda não a temos na vida real.

Além de apresentar a realidade dos médicos que trabalharão na frente do combate do vírus e em como isso afeta suas vidas, a série busca fazer o espectador repensar o que é fundamental em suas vidas e, ainda, dar muito valor ao SUS e às pesquisas públicas.

Sob Pressão teve indicação ao Emmy Internacional na categoria de melhor atriz para Marjorie Estiano em 2019.

 

The Good Doctor: O Bom Doutor

Séries médicas que incluíram o Coronavírus em sua trama

The Good Doctor tem 3 temporadas e conta a incrível saga de um jovem médico com autismo que vem do e começa a trabalhar em um famoso hospital. Shaun precisa batalhar muito para provar diante de todos, as suas capacidades intelectuais.

Sua condição não é nem um pouco incapacitante, pelo contrário, diversas facetas do espectro fazem dele o grande médico que ele é e o ajudam a ter um olhar mais atento aos casos.

Alguns casos são, no mínimo, inusitados e ele precisa lidar com uma equipe pouco gentil e preparada.

Em entrevista, David Renaud, roteirista de The Good Doctor ainda está estudando como abordar os impactos da COVID-19 na quarta temporada da série. Apesar de muitas pessoas procurarem entretenimento para fugir da realidade caótica que estão vivendo, neste momento de pandemia é uma excelente oportunidade para refletirmos.

Renaud diz também que é importante homenagear e celebrar os médicos e enfermeiros que estão vivenciando e combatendo, mais do que ninguém, esse vírus tão letal. Arriscando suas vidas, ficando longe de seus familiares, se isolando de quem se amam e sendo a classe que mais morre diante de todas as outras que continuam operando em meio a pandemia.

E vale se lembrar que o roteirista da série tem lugar e propriedade de fala quando se trata do assunto.

David é médico e, mesmo cadeirante esteve na linha de frente contra a epidemia da SARS em 2003 – um outro vírus que se espalhou rapidamente pelo mundo e foi quase tão impactante quando a COVID-19.

A experiência também foi levada até a série em sua na segunda temporada.

Aguarde, então, a quarta temporada de “The Good Doctor: O Bom Doutor”, para acompanhar e se emocionar com a “nova normal” rotina médica de quem está na zona de combate ao coronavírus.

Citamos duas séries médicas que já estão trabalhando em seus roteiros com o tema do coronavírus e, por se tratar de algo absolutamente atual e por causa da paralisação na área cinematográfica, apenas as duas séries estão se dedicando a abordar a COVID-19, no momento.

 

Todas essas séries incríveis você encontra nos canais SKY!