Pular para o conteúdo
Cinema

Festival de Cinema de Cannes cancela sua 73ª edição

Pela primeira vez em 73 anos, o Festival de Cinema de Cannes foi cancelado, por conta da pandemia do novo coronavírus. Há algumas semanas em indefinição, o festival anunciou oficialmente que não vai realizar sua 73ª na Riviera Francesa. “Em um nível pessoal, estou tomado por um sentimento de melancolia e nostalgia”, disse o diretor […]
Arquivo -

Pela primeira vez em 73 anos, o Festival de de Cannes foi cancelado, por conta da pandemia do novo . Há algumas semanas em indefinição, o festival anunciou oficialmente que não vai realizar sua 73ª na Riviera Francesa.

“Em um nível pessoal, estou tomado por um sentimento de melancolia e nostalgia”, disse o diretor geral do festival, Thierry Frémaux, em uma entrevista divulgada no site oficial do evento. “Tenho ido ao festival por 35 anos. É o meu trabalho, mas além disso é um incrível evento humano, artístico e gastronômico, não apenas para mim, mas para todos que vão. Todo ano, é uma experiência extraordinária. Em nível profissional, estou enfrentando uma situação sem precedentes, mas com serenidade. No festival, decidimos tomar essa situação difícil, que atinge a todos, como uma oportunidade para pensar sobre o futuro.”

Frémaux disse que no início de junho uma lista com a seleção oficial de 2020 será divulgada, e todos os filmes têm data de lançamento entre as próximas semanas e a primavera (outuno no Brasil) de 2021. A ideia é promover lançamentos das obras selecionadas, inclusive em parcerias com outros festivais, como Veneza, mas não haverá júri ou premiações.

“Parte da mídia gostaria que o festival fosse cancelado”, disse ainda o diretor. “E um cancelamento era óbvio. Mas com o presidente do festival, Pierre Lescure, decidimos não simplesmente abandonar o setor e seguir em frente com a 74ª edição, deixando para trás todos que dependem da gente. A em Cannes é insubstituível, mas isso também cria deveres.”

Em abril, foi anunciado que mais de 20 festivais de cinema de todo o mundo se uniram para transmitir filmes de graça no YouTube depois que a pandemia de coronavírus fechou as salas de exibição e forçou o cancelamento dos eventos presenciais. Com duração de 10 dias, “We Are One: A Global Film Festival” terá conteúdo gratuito no Youtube com curadoria dos festivais de Berlim, Cannes, Veneza, Sundance, Toronto e Tribeca, entre outros, a partir de 29 de maio. Os filmes serão de seleções passadas.

O Festival de Cannes foi criado em 1939, e tinha data de estreia para setembro daquele ano, mas foi impedido de acontecer por conta da Segunda Guerra. Em Maio de 1968, o evento também foi interrompido.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
tereza cristina carne senado eua missão trump

Empresários afetados por tarifaço de Trump se reúnem com senadores de MS nos EUA

Vereadora de Dourados é acusada de insultos à enfermeira de posto de saúde

Padaria famosa tinha de teias de aranha a teto com vazamento no Taveirópolis em Campo Grande

Criminosos são presos por violência doméstica em MS

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Defesa promete que Bolsonaro ficará calado e alega desdobramento incontrolável nas redes

superfaturamento

PF cumpre mandado em Campo Grande em operação por desvios de R$ 1,3 milhão do Dsei de MT

Ucranianos vão às ruas e Zelensky tem primeiro desafio interno desde começo da guerra

Últimas Notícias

Polícia

Bebê foi agredida por 3 meses antes de mulher flagrar marido sufocando a filha em MS

Homem disse que sufocava filha para ela dormir mais rápido

Brasil

Exército altera lugar de batalhão e tira pode de ‘kids pretos’

Grupo ficou conhecido pela investigação da PF e no julgamento do STF sobre 8/1

MidiaMAIS

Cartazes são espalhados em rua do São Conrado: ‘Talarica’

Registro foi compartilhado nas rede sociais, na terça-feira (23)

Polícia

PRF apreende quase uma tonelada e meia de maconha em rodovia de Água Clara

Droga estava escondida em carga de carcaças de pneus