O Autocine deste domingo (01) traz três curtas com produções de MS que vão abordar a cultura e beleza naturais do Estado: o documentário Cordilheira de Amora II, a animação A Princesa Pantaneira, o filme, além de um conto lúdico do Grupo DEAC. A sessão acontece às 18h e os ingressos gratuitos mas limitados devem ser retirados na Praça dos até sexta-feira das 8h às 17h.

Produzido em 2015, o premiado Cordilheira de Amora II, dirigido por Jamille Fortunato acompanha as brincadeiras de Cariane Marines e Clebisson Domingues revelando reflexos da vida urbana na comunidade . Por meio dos jogos cênicos, a de crianças ressignifica elementos do quintal composto por objetos em desuso, descarte e vegetação levando o espectador a diversos questionamentos sobre as estruturas que compõe a vida doméstica e social urbana e como ela penetra e influencia as comunidades aldeãs do Estado.

Já a animação A Princesa Pantaneira, O Filme (2013), de Constantina Xavier Filha narra a história de Camuela que recebeu dos bichos do pantanal o apelido de Princesa Pantaneira. Assim, a animação apresenta a cultura, a fauna e a flora do Pantanal de maneira didática durante as aventuras da menina que não esquece de arrumar a bagagem com elementos típicos da culinário e da cultura de Mato Grosso Do Sul.

Contando histórias que abarcam a cultura, a fauna e a flora sul-mato-grossense, o Grupo DEAC formado pela Divisão de Esporte, Arte e Cultura da Secretária Municipal de Educação (), surgiu em 2018 apresentado suas narrativas lúdicas a alunos da capital e este ano, devido a pandemia, se inovou criando perfil no Instagram e um canal no YouTube para dar acessibilidade as crianças que carecem de conteúdos recreativos e, ao mesmo tempo, pedagógicos.

O evento é uma realização do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul por meio da Fundação de Cultura, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Prefeitura Municipal de (Sisep e Sectur) com o apoio do Serviço Social do Comercio de MS.

Autocine

O Autocine foi criado em 1972 e funcionou durante 17 anos no mesmo local, ao lado do estádio Morenão. Inicialmente pertenceu à Rede Pedutti, responsável por escolher o os filmes exibidos e por contratar funcionários, O valor da entrada era revertido para a compra de livros da Biblioteca Central da UFMS. Ficou mais de 31 anos desativado e voltou as atividades em junho de 2020 com entrada franca devido a pandemia do , como uma opção de entretenimento.

Serviço

Os ingressos são de graça, um por carro, mas limitados e devem ser retirados na Praça dos Imigrantes das 8h às 17h e está localizada na esquina da Rua Rui Barbosa com a Joaquim Murtinho. A UFMS fica situada na avenida Costa e Silva, s/n – bairro Universitário. Mais informações pelo telefone 4042-1313, ramal 4307.