Pular para o conteúdo
Cinema

MIS exibe drama sobre os grafiteiros e a arte urbana na Colômbia

O Museu da Imagem e do Som (MIS-MS), em parceria com o Cineclube Marginália, exibe na próxima segunda-feira, dia 30 de setembro, o filme colombiano “Los Hongos”, do diretor Oscar Ruiz Navia. A exibição acontece a partir das 19 horas, com entrada franca. O jovem cineasta colombiano Oscar Ruiz Navia faz das ruas de Cali […]
Arquivo -

O da Imagem e do Som (MIS-MS), em parceria com o Cineclube Marginália, exibe na próxima segunda-feira, dia 30 de setembro, o colombiano “Los Hongos”, do diretor Ruiz Navia. A exibição acontece a partir das 19 horas, com entrada franca.

O jovem cineasta colombiano Oscar Ruiz Navia faz das ruas de Cali o cenário para o segundo longa-metragem de sua carreira nas telonas. O filme traz tonalidades dramáticas aos dilemas de dois jovens da periferia da cidade, cheios de questionamentos sobre a realidade em que estão inseridos e reunidos pelo amor à arte de rua, sempre transgressora aos olhos das autoridades. No elenco, Jovan Alexis Marquinez, Calvin Buenaventura e Gustavo Ruiz Montoya.

Sinopse

Ras (Jovan Alexis Marquinez) é um adolescente de um bairro pobre de Cali, Colômbia. O menino trabalha na construção de um edifício em uma firma de engenharia civil durante o dia, mas aproveita as noites para se dedicar à sua real paixão: pintar um grande mural de arte urbana nas paredes da cidade, trazendo cor às tonalidades cinzas do lugar. As longas jornadas em ambos os ofícios praticamente o impedem de ter uma noite de sono e ele tem devaneios ainda acordado.

Com pouco dinheiro para finalizar o tão desejado painel, o jovem rouba pequenas quantidades de tinta da obra, mas acaba descoberto e, consequentemente, demitido. Sem um tostão no bolso e nem perspectiva de concluir o desenho, o garoto sai à procura de Calvin (Calvin Buenaventura), um grafiteiro renomado.

O drama, com duração de 130 minutos e classificação indicativa de 12 anos, foi considerado o Melhor Filme Nacional no Festival de Cali (Colômbia). Já no Festival de Locarno (Suiça) recebeu o Prêmio do Júri. No Festival de Rotterdam (Holanda) foi reconhecido com o Prêmio do Público. O longa também levou prêmios no Festival Paz com a Terra () nas categorias Melhor Direção, Melhor Edição, Melhor Atriz e Melhor Direção de Arte.

Cineclube

O Cineclube Marginália é remanescente do antigo Cinema de Horror, vinculado ao curso de Letras da UFMS. Mudou seu nome para Cineclube Guarani em 2016 e, depois de votação entre seus membros, utiliza a denominação Marginália. Formado por ativistas de movimentos sociais campo-grandenses, artistas e estudantes universitários, o Cineclube Marginália tem por objetivo descentralizar o acesso à arte e à informação e levar sessões gratuitas de filmes e debates ao MIS.

Depois da exibição, será realizado um bate-papo intimista entre os colaboradores do Marginália. As exibições do Cineclube acontecem mensalmente e têm entrada franca. O MIS fica no 3º andar do Memorial da Cultura, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, Centro. Telefone: (67) 3316-9178.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Celulose abre vaga para comboísta, mecânico e motorista em Ribas do Rio Pardo

China contesta sanções da UE contra Rússia por citar instituições chinesas

O Brasil já era civilizado antes de Cabral? Descubra o caminho que mudou a história que Dakila Pesquisas revela

Apoiadores de Bolsonaro realizam ‘adesivaço’ pedindo ‘Fora Moraes’ em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

superfaturamento contratos dsei operação campo grande

Fraude no Dsei: PF cumpre mandado em locadora de Campo Grande e apreende veículo

Defesa promete que Bolsonaro ficará calado e alega desdobramento incontrolável nas redes

dnit ponte obras de arte

Empresa vai inspecionar ‘obras de arte’ por R$ 14 milhões em MS e outros 11 estados

Últimas Notícias

Cotidiano

Cuidado com o burro: animais voltam a ser flagrados ‘passeando’ por ruas de Campo Grande

Depois do burro fujão capturado pelo CCZ outros dois burros são flagrados em fuga

Emprego e Concurso

JBS abre 183 vagas de emprego para atuar na Capital e no interior de MS

As oportunidades são para as cidades de Campo Grande, Naviraí e Sidrolândia

MidiaMAIS

Nas férias, criançada vai poder jogar Xbox sem pagar nada em Museu de Campo Grande

Confira a programação pensada especialmente para os pequenos

Esportes

Pichação na sede do Corinthians exalta Neto e ataca Memphis

Jogador chegou a ser comparado com o craque Neto, apresentador da TV Bandeirantes