No ano de aniversário de 120 anos de um dos mais aclamados diretores do cinema mundial do último século, o da Imagem e do Som, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, realiza a partir desta terça-feira (29) até quinta (31), a Mostra “Hitchcock – 120 anos de Suspense e Terror”, em homenagem ao mestre do suspense. As exibições dos principais clássicos do britânico acontecerão às 19 horas, com entrada gratuita com curadoria do Estúdio Tranze.

Alfred Hitchcock nasceu em 1899 em Londres e faleceu em abril de 1980, em Los Angeles. É considerado o maior e um dos mais influentes cineastas da história do cinema. Dirigiu 53 longas-metragens em sua carreira, e tornou-se famoso pelas frequentes aparições em seus , recurso chamado de “cameo” na linguagem cinematográfica.

Seu primeiro filme de sucesso, “The Lodger: A Story of the London Fog”, de 1927, ajudou a conceber o gênero suspense, e o filme “Blackmail”, de 1929, foi o primeiro filme britânico falado. Apesar de indicado seis vezes ao Oscar, cinco vezes como melhor diretor e uma como melhor produtor, jamais recebeu a cobiçada estatueta.

O estilo “hitchcockiano” inclui o uso de movimento de câmera para emular o olhar de uma pessoa, tornando os espectadores em voyeurs, e concebendo planos para maximizar a ansiedade e o medo.

O suspense de Hitchcock trouxe inovações técnicas nas posições e movimentos das câmeras, nas elaboradas edições e nas surpreendentes trilhas sonoras que realçam os efeitos de suspense e terror. O clima de suspense é acentuado pelo uso de música forte e dos efeitos de luz.

Um conceito original nos filmes de Hitchcock é o “MacGuffin”, um termo usado pelo cineasta para inserir um objeto que serve de pretexto para avançar na história sem que ele tenha muita importância no conteúdo da mesma. O MacGuffin de Psicose é o dinheiro roubado do patrão. O dinheiro só serve para conduzir a personagem Marion Crane até o Bates, mas ao chegar ao motel o dinheiro perde a importância no desenrolar da história.

Confira abaixo a sinopse dos filmes que serão exibidos:

Terça-feira, 29 de outubro

Psicose 

Duração: 109 min
Classificação: 14 anos
Sinopse: Marion Crane é uma secretária (Janet Leigh) que rouba 40 mil dólares da imobiliária onde trabalha para se casar e começar uma nova vida. Durante a fuga à carro, ela enfrenta uma forte tempestade, erra o caminho e chega em um velho hotel. O estabelecimento é administrado por um sujeito atencioso chamado Norman Bates (Anthony Perkins), que nutre um forte respeito e temor por sua mãe. Marion decide passar a noite no local, sem saber o perigo que a cerca.

Quarta-feira, 30 de outubro

Disque M para Matar

Duração: 105 min
Classificação: 12 anos
Sinopse: Em Londres, um ex-tenista profissional decide matar sua mulher, para poder herdar seu dinheiro e também como vingança por ela ter tido um affair um ano antes, com um escritor que vivia nos Estados Unidos mas que no momento está na cidade. Ele chantageia um colega de faculdade para estrangulá-la, dando a entender que o crime teria sido cometido por um ladrão. Mas quando algo sai muito errado, ele vê uma maneira de dar um rumo aos acontecimentos em proveito próprio.

Quinta-feira, 31 de outubro

Festim Diabólico

Duração: 80 min
Classificação: 14 anos
Sinopse: Brandon (John Dall) e Philip (Farley Granger) matam David Kentley (Dick Hogan), um colega da escola preparatória, apenas para terem a sensação de praticar um assassinato e provar que conseguem realizar o crime perfeito. Para desafiar os amigos e a família, resolvem convidá-los para uma reunião no apartamento deles, onde colocam a comida em cima de um baú e dentro do mesmo está o corpo da vítima.

Este é o primeiro filme de Hitchcock feito em Technicolor e é notável por se passar em tempo real e por ser editado de tal forma que parece ser uma única tomada contínua através do uso de tomadas longas. Cada tomada ocorre continuamente por até dez minutos sem interrupção. O filme foi filmado em um único set, fora o plano de estabelecimento, na abertura, que aparece abaixo dos créditos. Os movimentos de câmera foram cuidadosamente planejados e não houve quase nenhuma edição.

Curtas

A Mostra 120 anos de Suspense e Terror também contará com uma programação de exibições de curtas produzidos e dirigidos por cineastas que atuam em Mato Grosso do Sul. “O MIS tem, entre outras missões, a de ser uma janela de difusão da produção local. Por isso incluímos, com curadoria de Larissa Anzoategui, um curta metragem antes de cada exibição da mostra, propiciando ao público conhecer um pouco do terror e suspensa produzido no Estado”, explica a gestora do MIS, Marinete Pinheiro.

Na terça-feira (29) será exibido “O Florista”, que tem direção de Filipe Silveira.
Na quarta-feira (30) é a vez de “Larissa, a quarta amiga”, de Thiago Silva e “O último colar”, dirigido por José Roberto Bastos.
Na quinta-feira (31) a atração é “A janela da outra”, da diretora Larissa Anzoategui.

Serviço

O MIS fica no 3º andar do Memorial da Cultura e Cidadania, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559. Mais informações pelo telefone (67) 3316-9178.