Neste sábado (1º) o Sesc Cultura fará uma sessão cinema especial com exibição gratuita de do pesquisador e cineasta Joel Pizzini. A sessão, aberta ao público e sujeita à lotação da sala, será às 19h15, com bate papo com o autor e mediação de Rodolfo Ikeda.

Serão exibidos os curtas “Coisando” (12 min), “Transe Visionário” (8 min), “Mar de Fogo” (8 min) e “Glauces” (30 min). Os dois primeiros produzidos para a Série Prisma Literário, retratam escritores finalistas e vencedores do prêmio Oceanos (2017), o maior da literatura em língua portuguesa.

“Coisando” é fotografado por Luis Abramo e produzido por Bárbara Bergamaschi, parte de um livro de autoria o poeta Eucanaã Ferras. Tendo como cenário da Fábrica Bhering, no rio de Janeiro, Eucanaã Ferraz fala sobre poema e faz um inventário de coisas do mundo moderno ocidental. A partir da leitura do livro “Cada Coisa” e de poemas de outras obras, como “Sentimental”, Prêmio Telecom, Eucanaã Ferraz, professor, ensaísta e autor de histórias infantis, esquadrinha o significado lúdico dos mais diversos objetos que, de tão presentes em nossas vidas, passam despercebidos.

“Transe Visionário”, também fotografado por Luis Abramo e produzido por Bárbara Bergamaschi, recria o encontro do escritor José Castelo com o artista Bispo do Rosário, através de sua obra.

Em “Mar de Fogo”, curta experimental selecionado para a competição oficial da Berlinale, 2015 e Mostra Internacional, um filmensaio sobre a gênese de “Limite” (1930) de Mário Peixoto, clássico da vanguarda latino-americana. Concebido a partir de cenas, making of do filme e relatos do autor, Mar De Fogo recria livremente a pulsão visionária de Peixoto para experimentar as sensações e os limites de uma aventura artística.

Já “Glauces”, é um documentário de invenção sobre a trajetória de uma das maiores atrizes brasileiras, a sul-mato-grossense, Glauce Rocha. Através de um estudo do rosto e da arte de interpretar de Glauce, o filme aborda duas décadas do , destacando as diversas luzes e estilos experimentados pela atriz, desde os anos cinquenta. Glauces é um filme sobre o enigma de um rosto. Um rosto-. Um rosto paisagem. Um rosto-história. O rosto que dá corpo ao filme-ensaio é de Glauce Rocha (1933-77), protagonista do filme Terra em Transe, de Glauber Rocha, entre outros.

Cineasta premiado de MS

Joel Pizzini é pesquisador, mestre em cinema pela UFF-RJ, autor de ensaios documentais premiados internacionalmente. Joel Pizzini conquistou os prêmios de Melhor Filme, Som, Fotografia, Especial do Júri, Montagem, nos Festivais do Rio, Mar Del Plata e Brasília. Para a televisão, a convite do Canal Brasil, realizou os retratos “Um Homem Só” (2001), “Elogio da Luz” (2003), “Retrato da Terra” (2004), “Helena Zero” (2006), entre outros.

Dirigiu recentemente o filmensaio “Olho Nú” (sobre Ney Matogrosso), co-produzido pelo Canal Brasil e Paloma Cinematográfica, premiado como melhor filme do Festival In-Edit e FestCine América do Sul e selecionado oficialmente para o Doc Lisboa e Festivais de Havana, Guadalajara, FIPA (Biarritz). Criou a instalação “Ruído no Branco” a convite da Fundação Iberê Camargo em Porto Alegre (RS) e produziu e dirigiu “Mar de Fogo”, curta experimental selecionado para a competição oficial da Berlinale e Mostra Internacional de São Paulo.

Serviço

O Sesc Cultura está localizado na Avenida Afonso Pena, nº 2270. Acompanhe a programação no site sesc.ms