Gabriel Sater está numa alegria só! Além do lançamento do longa-metragem “Coração de Cowboy”, em que faz seu primeiro protagonista, ele já foi premiado como “Melhor Ator” em um festival de cinema dos Estados Unidos. No mundo da música também há novidades e fala sobre uma vinda a Campo Grande.

Animado, Gabriel contou por telefone ao MidiaMAIS nesta quinta-feira(27), que seu trabalho foi muito admirado pelo músico Almir Sater, seu pai, que assistiu ao filme na semana passada, em uma estreia vip, em São Paulo. Para a projeção também estavam presentes diversos nomes da música brasileira e sertaneja. Nesta quinta-feira o longa foi lançado nacionalmente.

Pai orgulhoso, filho fã

“Meu pai foi assistir. Ele é super crítico e ficou emocionado. A família inteira ter amado, foi o melhor presente”, disse Gabriel. O paizão elogiou o trabalho do filho e teceu comentários sobre questões técnicas. “Ele ficou muito orgulhoso e surpreso com a minha performance como ator. Amou o filme, mais que imaginava, porque ele não sabia nada da história. Ficou impressionado com a sensibilidade da história, gostou da direção, da luz, as questões técnicas. Falou como o elenco estava afinado, entre nós e individualmente também”, relata.

Segundo Gabriel, Almir disse que sua atuação superou as expectativas e daqui para frente vai ter que cada vez mais ponderar e equilibrar as carreiras, já que suas veias artísticas alimentam também a dramaturgia. “Nunca vou abandonar minha vertente musical, mas, dependendo do projeto, me incentivou a continuar”, diz e confessa que é sua vontade abraçar o cinema novamente se uma proposta interessante lhe for apresentada.

“Pintou o convite para fazer certo projeto, pode ser dramaturgia ou música, o que for interessante, vou fazer. Primeiro pelo desafio e a evolução como artista. Cada vez que faço um trabalho como ator, evolui o pacote total como artista, que mantenho como músico. É tudo interligado, são emoções, são vivências, um caldeirão de influências da dramaturgia e da música.”

Ainda sobre a influência do pai em seus projetos, o cantor diz que Almir é seu ídolo. “Sempre admirei o crossover que ele faz entre música e atuação”, afirma.

Missão divina

Premiado como ator, Gabriel Sater fala sobre cinema e música
Gabriel Sater em “Meu Pedacinho de Chão”, novela da Rede Globo. | Foto: Reprodução

A oportunidade de protagonizar Lucca em “Coração de Cowboy” foi uma consequência de sua participação na novela da Rede Globo, “Meu Pedacinho de Chão”. “Tudo isso aconteceu pelo convite que recebi do Luiz Fernando Carvalho, no final de 2013, para fazer ‘Meu Pedacinho de Chão'. Se não tivesse sido convidado naquele momento, não estaria protagonizando meu primeiro longa no cinema”, declara.

Desbravar as terras do cinema é, para Gabriel, uma missão divina. Para o longa foi “um trabalho de 4 meses de total entrega e dedicação, sem trabalho de estúdio que faço muito, toda semana. Valeu a pena”, ressalta.

As filmagens começaram em outubro de 2016, mas antes disso ele passou por uma intensa preparação. “Tive coaching com grandes atores, foi um coaching puxado e intenso para construir o personagem complexo, com uma carga pesada de vida, situações do passado, mágoas. Mas que tem uma leveza também. Tive que aprender os estilos sertanejo atual, o chamado pop ou universitário. É um estilo de música que nunca toquei”, esclarece.

Sater contracenou com artistas consagrados como Jackson Antunes e Françoise Forton, além das atrizes da nova geração, Thaís Pacholek e Thaila Ayala, além de ter atuado ao lado de Chitãozinho e Xororó. Sobre a experiência, ele diz que “foi maravilhoso, foi um aprendizado diário que me motivou muito”.

Premiações

Toda essa maratona lhe rendeu reconhecimento internacional. Até o momento “Coração de Cowboy” foi indicado e/ou selecionado para 11 festivais internacionais. Gabriel Sater recebeu o título de “Melhor Ator” no Scruffy City Film and Music Festival de Knoxville, Tennessee, nos Estados Unidos.

Neste mesmo evento, o longa conquistou o prêmio de “Melhor Filme” do júri popular, feito enaltecido pelo cantor, já que esse estado americano é considerado a terra da música country. “Só tinha americanos na platéia. Os americanos votaram num filme brasileiro na terra da música country”, destaca.

O filme também ganhou como “Melhor Filme de Ficção” no Jukebox International Film Festival de Carson City, Nevada, também nos Estados Unidos.

 

Para Gabriel, é necessário despertar o interesse para filmes com a temática sertaneja, pois são culturalmente importantes para o . “Tem muito isso no cinema americano, que valoriza a cultura country e folk deles”, exemplifica ele, citando o filme “Crazy Heart”, que ganhou Oscar de “Melhor Filme” e “Melhor Trilha Sonora”. “É uma referência para o cinema mundial. No Brasil temos  ‘Dois filhos de Francisco', ‘Mazzaropi' e para por aí”, exclama.

Música

“Coração de Cowboy”, no entanto, não recebeu somente o talento da interpretação de Gabriel. Além de cantar, o longa tem três músicas do compositor. “Foi sem intenção nenhuma. Aconteceu de forma inesperada, o diretor foi conhecendo meu trabalho”, explica.

“Uma das músicas, fui conhecendo o roteiro e meu personagem, num certo momento tocava para o pai uma música que falava do lugar dele no mundo. Eu tinha uma música chamada “Meu Lugar” e casou como uma luva. Ele (o diretor Gui Pereira) não acreditou ele disse:  ‘parece que essa música foi feita para o filme'”, conta.

Premiado como ator, Gabriel Sater fala sobre cinema e música
Foto: Divulgação

Outra música, “Quando for a hora”, também passou a fazer parte da trilha sonora de forma surpreendente. A canção, fruto de uma parceria com Renato Teixeira e o produtor João Gaspar, caiu no gosto do diretor. “Na época, estava fazendo a música, ia gravar depois do filme com o Renato para o MINIDocs. O diretor ouviu a música e falou: ‘que música é essa?' Ele amou a música e acabou entrando no filme também”, relata.

Dois videoclipes de duas canções integrantes da trilha do longa estão para serem lançados: “Meu lugar” e “Quando for a hora”, que vai ganhar uma nova gravação e um novo clipe, já que um trabalho já havia sido feito juntamente com Renato Teixeira. “Agora que entrou para o filme, vamos fazer um novo. O Renato topo fazer a gravação.”

Novo disco e turnê

Sater também se prepara para o lançamento de um novo disco do projeto MINIDocs no YouTube e de uma turnê, chamada “Quando for a hora”, trabalhos que são fruto do lançamento do filme. O primeiro show acontece em 27 de outubro, em Santo André, no estado de São Paulo. E em Campo Grande? “Estamos estudando um convite para fazer um show no dia 14 de novembro, mas não está confirmado ainda. Tocar em casa é sempre muito bom”, adianta Gabriel.

Assista ao clipe já gravado da canção “Quando for a hora”, com Renato Teixeira.

O filme “Coração de Cowboy” tem distribuição pela O2 Play. Gabriel Sater conta com o patrocínio de Compensados Drabecki e Chiara Custom Guitar.


Fale MAIS!

O que você gostaria de ler no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelos telefones 67 99965-7898/3312-7422.
Siga a gente no Instagram – @midia_mais_