Pular para o conteúdo
Cinema

Mostra de Cinema Japonês exibe obras inacabadas de Kurosawa

O Museu da Imagem e do Som exibe a Mostra de Cinema Japonês nos dias 11, 12, 14 e 15 de junho, sempre às 19h. Veja as sinopses dos filmes.
Arquivo -

O Museu da Imagem e do Som exibe a Mostra de Cinema Japonês nos dias 11, 12, 14 e 15 de junho, sempre às 19h. A Mostra de 2018 presta homenagem a Akira Kurosawa com dois filmes de roteiros inacabados deixados pelo cineasta japonês antes de falecer em 1998: “Depois da Chuva” e “Sob o Olhar do Mar”. A Mostra tem incentivo da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e a curadoria é do engenheiro e cinéfilo Celso Higa.

Considerado um dos maiores cineastas do Japão, Kurosawa era o filho mais novo entre sete irmãos. Em 1936, respondendo a um anúncio de jornal que recrutava aprendizes para trabalhar em cinema, ingressou no estúdio de Kajiro Yamamoto, um conhecido diretor japonês. Durante cinco anos colaborou como roteirista e diretor nos filmes de Yamamoto.

Kurosawa estreou no cinema em 1943, com o filme “Sugata Sanshiro”, que incluía uma complexa sequência de lutas marciais. No fim da década de 1940, passou a realizar os filmes que o tornaram um dos cineastas mais respeitados da história do cinema.

Mestre dos filmes históricos de samurai, realizou obras como “Os Homens que Pisaram na Cauda do Tigre”, “Rashomon”, que recebeu o Leão de Ouro no festival de Veneza, “Os Sete Samurais” e “Trono Manchado de Sangue”.

Akira Kurosawa deixou sua marca no cinema por uma tocante humanidade, caracterizada pela paixão pela cultura japonesa, pela intensa plasticidade e pelo perfeccionismo com que dirigia os atores.

O último filme dirigido por Kurosawa foi “Depois da Chuva”, concluído postumamente por seu discípulo Takashi Koizumi. O mestre morreu aos 88 anos.

Confira abaixo a programação e sinopse dos filmes:

Segunda-feira, 11 de Junho

A Última Espada
(2003 – 137 min)
Direção: Yojiro Takita; produção: Shochiku; Roteiro: Takehiro Nakajima. Estrelando: Kiichi Nakai, Koichi Sato e Yui Natsukawa.

Um épico premiado de Yojira Takita, “A Última Espada” passa-se na Era Meiji no Japão, período em que os poucos samurais remanescentes foram forçados a escolher lados e lutar ou pelo imperador ou pelo Shogun. Kanichiro Yoshimura é um samurai e pai de família que não pode sustentar a sua esposa e filhos com os baixos salários recebidos no seu pequeno clã. Movido pelo amor à família, decide ir à grande cidade e deixar para trás a sua querida família, na expectativa de algum dia poder oferecer-lhes uma vida melhor. Ali, une-se à célebre facção samurai dos Shinsengumi, com os quais começará uma difícil mas enriquecedora vida, durante um dos momentos mais tumultuosos da história do Japão.
Considerado o filme do ano pela Academia Japonesa de cinema, foi premiado com Melhor Filmes, Melhor Ator, e Melhor Ator Coadjuvante, além de receber nomeações para Melhor Realizador e Melhor Fotografia, entre outras.

Terça-feira, 12 de Junho

Sabor da Vida
(2015 – 113 min)
Direção: Naomi Kawase; produção: Comme des Cinemas, Nagoya Broadcasting Network; Roteiro: Naomi Kawase. Estrelando: Kirin Kiki, Masatoshi Nagase , Kiara Uchida.

Sentaro (Masatoshi Nagase) dirige uma pequena padaria que serve dorayakis – bolos recheados com pasta doce de feijão vermelho. Quando uma senhora de idade, Tokue (Kirin Kiki), se oferece para ajudar na cozinha, ele relutantemente aceita. Mas Tokue prova ter mágica em suas mãos quando se trata de fazer “AN”. Graças à sua receita secreta, o pequeno negócio logo floresce e, com o tempo, Sentaro e Tokue abrem seus corações, revelando velhas feridas.

Quinta-feira, 14 de Junho

Depois da Chuva
(1999 – 110 min)
Direção: Takashi Koizumi; roteiro: Akira Kurosawa, Shugoro Yamamoto (contos). Estrelando: Akira Terao, Yoshiro Miyazaki, Shiro Mifune, Mieko Harada.

Misawa é um samurai que não consegue encontrar emprego, mas que é um gênio da arte de lutar. Ao lado de sua mulher, ele é obrigado a parar em uma pequena hospedaria por causa de uma enchente. Vendo as péssimas condições do local, ele parte em busca de alimento para o povo, logo despertando a desconfiança de sua mulher, que não gosta que ele lute por dinheiro. Mesmo sem a conduta real de um samurai, é contratado para treinar a tropas do feudo local, despertando a inveja dos outros lutadores. Filmado após a morte de Akira Kurosawa pelo seu fiel assistente de direção Takashi Koizumi. Um dos últimos roteiros do mestre oriental.

Sexta-feira, 15 de Junho

Sob o Olhar do Mar
(2002– 119 min)
Direção: Kei Kumai; Produção: Nikkatsu Corporation; Roteiro: Akira Kurosawa, Shugoro Yamamoto (contos) e Kei Kumai. Estrelando: Eiji Okuda, Michiko Kawai, Nagiko Tohno, Hidetaka Yoshioka, Kumiki Tsuchiya.

Kikuno e Oshin são prostitutas em um bordel do distrito da luz vermelha numa cidade à beira-mar. Quando um samurai desonrado, Fusanosuke, chega no bordel procurando refúgio, Oshin o esconde das autoridades e acaba se apaixonando por ele, sob o alerta desconfiado de Kikuno. Enquanto isso, Kikuno recebe uma proposta de casamento de um velho viúvo, mas está em dúvida em deixar seus regulares clientes, entre eles um violento mafioso.

Serviço

O Museu da Imagem e do Som (MIS-MS) fica no 3º andar do Memorial da Cultura e da Cidadania (Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559). Mais informações pelo telefone (67) 3316-9178.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Paraguai está sob alerta de fortes chuvas na região de fronteira

Copa do Brasil Feminina tem confrontos da primeira fase definidos

VÍDEO: Previsão se cumpre e Dourados registra temporal com alerta de mais chuvas

Caminhoneiro é preso com 36 Kg de cocaína e haxixe que levaria ao RJ

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de MS

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Disney anuncia parque temático em Abu Dhabi, o primeiro no Oriente Médio

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO: motorista de MS cai com carreta no Rio Paraná

Algumas pessoas estavam próximas à margem no momento do ocorrido

Brasil

CMN simplifica uso de recursos da LCA por cooperativas de crédito

Decidiu simplificar o uso dos recursos captados por meio desses papéis

Le Blog Maria Antonia

Animação baseada em livro de Paul McCartney terá elenco estrelado

O lendário ex-Beatle Paul McCartney prepara um novo voo criativo com o filme de animação “High in the Clouds”, inspirado em seu próprio livro infantil de aventuras. A produção, que promete encantar públicos de todas as idades, contará com um elenco de vozes repleto de grandes nomes da música e do entretenimento. De acordo com … Continued

Brasil

AGU pede bloqueio de bens de mais 14 investigados por fraude no INSS

A medida atende a pedido da Controladoria-Geral da União