Em comemoração ao “Setembro Azul”, o MIS (Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul), em parceria com o Cinecafé e com inciativa da Editora Transtec, exibe a partir desta terça-feira (11) filmes que retratam a temática surda. O período é utilizado pela comunidade surda para conscientizar sobre a para pessoas com deficiências auditivas e relembrar conquistas dos surdos. As sessões são gratuitas e acompanhadas de intérpretes de libras.

Em a comemoração do Setembro Azul acontecerá com diversos eventos gratuitos voltados para a comunidade surda e pessoas interessadas.

Em setembro, a comunidade surda brasileira comemora o Dia Internacional da Língua de Sinais no dia 10, o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência no dia 21, o Dia Nacional dos Surdos no dia 26 e, no dia 30, é comemorado o Dia Internacional do Surdo e o do Profissional Tradutor.

A cor escolhida para representar a causa advém da Segunda Guerra Mundial. Nos campos de concentrações nazistas, as pessoas com deficiência eram identificadas com uma faixa azul colocada em seus braços.

Veja a programação a seguir:

Nada que eu ouça

Com Cinecafé
Quando: Terça-feira (11), às 19h
Onde: Museu da Imagem e do Som – MIS, Av. Fernando Corrêa da Costa, 559
Sinopse: Legendado. Laura e Dan Miller estão muito bem casados há muitos anos. Porém, o relacionamento do casal começa a mudar quando seu único filho, Adam, perde a audição com quatro anos de idade. Laura, que é surda, vê essa ocorrência como um problema menor, algo que ela tem tratado durante toda a sua vida; Dan, por outro lado, começa a criar expectativas sobre a cirurgia de Implante Coclear, pois na percepção dele, seu filho poderia recuperar a audição e viver uma vida mais normal. A cirurgia, na realidade tem os seus prós e contras. Laura é totalmente contra e deixa isso bem claro. O casal deve encontrar uma maneira de consertar suas diferenças e tomar a melhor decisão para o futuro de Adam.

História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil

Com Cinecafé
Quando: Quarta-feira (12), às 19h
Onde: Museu da Imagem e do Som – MIS, Av. Fernando Corrêa da Costa, 559
Sinopse: Com janela de intérprete. O documentário tem por objetivo contar a história das pessoas com deficiência, com ênfase no aspecto político, particularmente no contexto da abertura política no final da década de 1970 e da organização dos novos movimentos sociais no Brasil.

O Milagre de Anne Sullivan

Com Cinecafé
Quando: Quinta-feira (13), às 19h
Onde: Museu da Imagem e do Som – MIS, Av. Fernando Corrêa da Costa, 559
Sinopse: Legendado. A incansável professora Anne Sullivan tenta fazer com que Helen Keller, uma garota surda-cerga, se adapte e entenda o mundo que a cerca. Para isso, entra em confronto com os pais da menina que, por piedade, a tratam de forma mimada.

Diálogos do silêncio

Com Cinecafé
Quando: Sexta-feira (14), às 19h
Onde: Museu da Imagem e do Som – MIS, Av. Fernando Corrêa da Costa, 559
Sinopse: Com janela de intérprete. O documentário traz à tona uma série de questões relacionadas às culturas e comunidades surdas: os discursos identitários, as políticas de educação para surdos (das escolas bilíngues para surdos à inclusão em escolas regulares), as lutas por acessibilidade, os desafios no mundo do trabalho, o cotidiano, etc. Depoimentos de surdos e ouvintes fazem coro sobre a importância de se lutar pelos direitos surdos, reafirmando suas especificidades linguísticas e culturais.