Festival é um dos mais importantes do mundo

A organização do Festival de Cinema de Berlim, um dos eventos mais importantes do mundo no segmento, anunciou nesta terça-feira (17) a nova lista de produções que vão concorrer ao Urso de Ouro.

Com direção de Marcelo Gomes, “Joaquim” é uma coprodução Brasil/Portugal que tem Júlio Machado (o capataz Clemente da novela “Velho Chico”) na pele de Joaquim José da Silva Xavier (1746-1792), o Tiradentes. Líder da Inconfidência Mineira, ele foi enforcado e depois esquartejado.

Até aqui, o cineasta havia lançado apenas dois longas em que assinava sozinho a direção: “Cinemas, aspirinas e urubus” (2005) e “Era uma vez eu, Verônica” (2012). Também fez “Viajo porque preciso, volto porque te amo” (2009), codirigido por Karim Aïnouz, e “Homem das multidões” (2013), codirigido por Cao Guimarães.

Dentre as novidades anunciadas nesta terça que vão estrear em Berlim, mas fora de competição, estão “Logan”, em que o ator Hugh Jackman volta a interpretar Wolverine, e “T2”, de Danny Boyle. Este último é a continuação de “Trainspotting” (1996) que se tornou ícone do estilo sexo, drogas e rock’n’roll da década de 1990.

Além de “Joaquim”, o Festival de Berlim terá brasileiros na mostra Panamora. Os selecionados foram “Vazante”, de Daniela Thomas, e “Pendular”, de Julia Murat.

A última vez em que o Brasil teve um representante na disputa pelo Urso de Ouro havia sido 2014, com “Praia do futuro”, estrelado por Wagner Moura e dirigido por Karim Aïnouz. Naquele ano, o prêmio ficou com “Bai Ri Yan Huo”, da China.

A lista completa dos filmes que vão disputar o Urso de Ouro no 67º Festival de Berlim vai ser divulgada nas próximas semanas, informou a organização. A edição 2017 do evento acontece entre 9 e 19 de fevereiro. O júri vai ser presidido pelo cineasta holandês Paul Verhoeven, conhecido por filmes como “Instinto selvagem”, “RoboCop: O policial do Futuro” e “Elle”.