Festival Varilux de Cinema Francês acontece pela segunda vez

Pode ser que o cinema norte-americano tenha mais espaço e alcance mundialmente, mas outros países têm muito a oferecer em produção audiovisual. E não é sempre que títulos bacanas de outras nacionalidades chegam à Capital. Por isso, o Festival Varilux de Cinema Francês que começa nesta quinta-feira (8), e vai até o dia 21 de junho, possibilita ao público ver grandes atores e títulos em uma telona. Os atores Catherine Deneuve, Gérard Depardieu, Juliette Binoche, Marion Cotillard e Omar Sy estão entre os astros que poderão ser vistos nos longas.

Festival vai mostrar o que o cinema francês tem de bacana com 17 produções inéditas

A instituição é responsável pela produção local do Festival Varilux de Cinema Francês por aqui. “Acredito que a Aliança Francesa reafirma seu compromisso como centro cultural da língua francesa, contribuindo para a educação e o desenvolvimento, inserindo em um circuito cultural nacional”, pontua. No ano passado, mais de 150 mil pessoas foram até os cinemas prestigiar os filmes trazidos pelo evento. Este ano, serão duas semanas de exibições e outras ações culturais como palestras e debates.

Cena do filme 'Perdidos em Paris' / Foto: Divulgação

.

Programação

O festival conta com 17 filmes à disposição do público como “Um Instante de Amor”, de Nicole Garcia, com atuação elogiada de Marion Cotillard”; “Rock’n roll – Por trás da fama, comédia auto-satírica de Guillaume Canet, e “Frantz”, o mais recente filme de François Ozon, uma surpreendente adaptação do filme de Ernest Lubitsch de 1932, com o novo astro do cinema francês Pierre Niney (“Yves Saint Laurent”).

Seguindo a tradição de exibir um clássico do cinema francês, o Festival Varilux traz a reconhecida comédia-musical “Duas Garotas Românticas” (“Les Demoiselles de Rochefort”), de Jacques Demy e Agnès Varda, que completa 50 anos em 2017. O longa, com Catherine Deneuve, foi indicado ao Oscar de melhor trilha sonora em 1969.

SERVIÇO – Confira a programação completa do festival clicando aqui.