Pular para o conteúdo
Cinema

Novo ‘Caça-Fantasmas’ traz representatividade aos blockbusters e ótimos efeitos

Filme estreou nos cinemas na semana passada
Arquivo -

Filme estreou nos cinemas na semana passada

 

A primeira foto do elenco do novo filme de “Caça-Fantasmas”, que estreou nos cinemas de na semana passada, começou a provocar polêmica antes mesmo do filme ser lançado. O fato de que quatro mulheres seriam as personagens principais na produção da franquia dos anos de 1980 e 1990, causou alvoroço entre homens “indignados” com a questão, mostrando que o machismo no cinema é real e persegue as mulheres o tempo todo, e que, se elas são protagonistas, alguém sempre sente-se incomodado. 

Filme é também sobre representatividade  Foto: DivulgaçãoO mesmo aconteceu com o longa-metragem “Mad Max: Estrada da Fúria”, de 2015, que inclusive levou seis estatuetas do Oscar. Assim que lançado, começou o “chororô” entre quem achava que, por ter uma personagem central riquíssima em poder e força e um texto extremamente feminista, “Mad Max” estava “traindo a franquia”. Em “Caça-Fantasmas” não foi diferente. Houve a mesma choradeira sobre a questão de pegarem uma franquia clássica para revisitar, o que não se justifica, já que ambos os se permitem ir além da história e criam novos universos e personagens, embora mantenham referências importantes das demais produções. 

Mas não foi o gênero das mulheres que determinou ou não a qualidade do filme. É claro que o fato de serem mulheres trouxe o que o filme tem de mais importante: representatividade. E o “fan service” (em tradução livre um “serviço” aos fãs, com referências aos dois primeiros filmes, considerados “clássicos” da aventura e comédia), também está presente. O que falta em “Caça-Fantasmas” é uma leve melhoria de roteiro e andamento, embora o filme seja uma excelente opção para uma tarde alegre regada à pipoca. 

O enredo

Na história, Erin Gilbert (Kristen Wiig) é uma doutora e cientista que busca uma cátedra na universidade em que trabalha. Porém, descobre que seu livro sobre paranormalidade e fenômenos sobrenaturais, escrito há anos em parceria com a também cientista Abby Yates (Melissa McCarthy) está sendo vendido por aí. Temendo se prejudicar no meio acadêmico, ela pede que o livro seja tirado de circulação. Porém, as duas junto com a engenheira Holtzmann (Kate McKinnon) acabam vendo um fantasma de verdade. Após um susto com uma aparição aterrorizante no metrô, a ótima Patty (Leslie Jones), acaba se unindo a elas. O quarteto está formado. Os fenômenos começam a explodir por toda Nova York e elas se juntam para combatê-los quando algo mais sinistro parece a solta. 

 

Efeitos especiais do filme são muito bons / Foto: Divulgação

 

Novo 'Caça-Fantasmas' traz representatividade aos blockbusters e ótimos efeitosA amizade entre as quatro personagens é o que há de mais bacana em todo o filme. Elas são cientistas e mesmo Patty, uma mulher “das ruas” tem seu próprio arco narrativo já que ela pode não conhecer mais sobre ciência, mas sabe conversar com as pessoas e também é uma combatente e tanto. A questão é que “Caça-Fantasmas” não somente presta uma homenagem singela e interessante aos filmes e seu legado, mas também traz um pouco mais de representatividade para os blockbusters do cinema. E isso nunca é demais. 

A questão fica até metafísica, quando as personagens, no filme, jogam um vídeo de um fantasma no Youtube e recebem comentários como “mulheres não podem caçar fantasmas”. A crítica é mordaz mas condiz com a realidade. O mesmo aconteceu com o trailer do filme, que foi considerado o trailer mais negativado de toda a história do site. 

Qualidade técnica

No que tange à qualidade gráfica do filme, os fantasmas são um show à parte. Duas homenagens são prestadas à fantasmas dos outros filmes, como o Geleia, o fantasma comilão dos outros longas, e aquele monstruoso boneco fantasmagórico, o Stay Puff. Inclusive a cena em que alguns bonecos tomam vida e vão para cima das caça-fantasmas é assustadoramente incrível. A batalha final das caçadoras do paranormal é um show à parte.

Um filme engraçado, gostoso de assistir e com pontos importantes, como mostrar que as mulheres podem sim, caçar uma porção de fantasmas, serem cientistas, e muito mais. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

[ BASTIDORES ] Agenda interna? ‘Visita surpresa’ chama atenção

1797 – Fundação de Miranda

Homem é sequestrado, mantido em cárcere e dois acabam presos em Campo Grande

Operação contra Comando Vermelho tem ação em MS e ‘Dama do Crime’ acaba presa

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do bairro Moreninha

Últimas Notícias

Polícia

‘Só ouvi o barulho’: Caminhoneiro alega não ter visto motocicleta de nutricionista morto em acidente  

Nutricionista chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital

Cotidiano

Com sol entre nuvens, máxima alcança 32°C em MS nesta quarta-feira

O tempo permanece seco em todo o Estado

Polícia

Menino de 10 anos morre em acidente de motocicleta conduzida pelo tio na MS-156

Acidente ocorreu em uma curva acentuada

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Em 2017, o ICL entrou na mira do Tribunal de Contas da União pelo uso de R$ 150 milhões

A dúvida é: quem paga essa conta cara hoje?