Filme pode ser visto na íntegra
Na última quarta-feira (24), a revista Vogue causou uma polêmica intensa ao lançar uma campanha de apoio às paraolimpíadas onde, ao invés de registrar os atletas, colocou os atores Cléo Pires e Paulinho Vilhena “fotoshopados” para que seus corpos ficassem iguais ao de paratletas. Na contramão dessa atitude negativa, que tirou a representatividade da situação, o serviço de filmes por streaming Netflix lançou nesta sexta-feira (26), o documentpario “Paratodos”, que revisita a vida de vários desses atletas, que poderão trazer ouro nas paralimpíadas brasileiras.
Dirigido por Marcelo Mesquita e roteirizado por Peppe Siffredi, o filme estreou nos cinemas brasileiros em junho deste ano e mergulha no cotidiano de oito dos principais atletas paralímpicos brasileiros, para investigar os bastidores do esporte de alta performance e discutir a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade.
Para eles, superação é um ponto de partida. “Se você olhar para o que uma pessoa pode fazer em vez do que ela não consegue fazer, a perspectiva muda e perde-se a visão de coitadinho”, afirma Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico brasileiro em comunicado oficial. Entre as histórias mostradas no filme estãoa de Alan Fonteles, velocista detentor do recorde dos 100m e 200m. Nos Jogos de Londres, ele superou Oscar Pistorius, o único atleta da história a competir entre os convencionais, e conquistou o ouro nos 200m rasos.
Outro atleta que tem sua trajetória mostrada no filme é o tetracampeão mundial de paracanoagem Fernando Fernandes. Ele era um modelo de renome, estudou teatro, participou do reality show Big Brother Brasil 2, fez fotos para Vogue, campanha para Dolce & Gabbana, e em paralelo praticava esportes e cursou educação física. Até que quando voltava para casa após uma partida de futebol, sofreu um acidente que lhe causou lesões medular e cerebrais. Perdeu o movimento das pernas. Durante um período de fisioterapia, descobriu a modalidade que novamente o consagraria no mundo todo.
O documentário pode ser visto pela Netflix na íntegra.