Evento segue do dia 17 ao dia 21

 

 

Qual a melhor forma, a melhor linguagem para colocar em debate o jornalismo, a fim de que possamos entender de que forma a notícia impacta diariamente as pessoas? Com o fim de responder a esta pergunta e promover efetivamente um debate sobre o fazer jornalístico, o MIS (Museu da Imagem e do Som) promove, a partir desta segunda-feira (17), a ‘Mostra Cinema e Imprensa’. Com filmes que trazem à tona a participação da imprensa na sociedade, a ideia do evento gratuito é provocar entre os espectadores a discussão e reflexão sobre o papel da imprensa na sociedade. O evneto segue até a próxima sexta-feira (21), com início sempre às 19h.

Ao todo, cinco obras que tratam com propriedade diversos aspectos do fazer jornalístico serão apresentados (confira a programação e os trailers ao final). Ao fim de cada exibição, os presentes serão convidados a participar de um debate com profissionais da área, selecionados pelo Sindjor-MS (Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso do Sul). A curadoria, no entanto, é do jornalista e radialista Clayton Salles, que é ex-presidente da entidade. “A parceria com o sindicato proporcionou que trouxéssemos debatedores ligados a cada área de discussão que a gente levantou, como jornalismo e poder, política, sociedade, pessoas que vivem esse contexto para proporcionar debates urgentes e atuais sobre imprensa e sociedade”.

Para a jornalista Marta Ferreira, atual presidente do Sindjor-MS, recorrer à linguagem cinematográfica para na sequência por em discussão a forma como o jornalismo conduz certos temas na sociedade é uma oportunidade interessante de compreender como a informação impacta o cotidiano. “Ver os filmes e discutir sobre eles é uma forma muito interessante de pensar o jornalismo e cada um deles traz a representação, por meio da sétima arte, do que é esse impacto da informação na vida das pessoas. Isso porque além de representar a classe legalmente, também queremos, enquanto sindicato, promover reflexões sobre nosso ofício. E nisso o cinema é uma ferramenta muito importante”, explica.

A Mostra

O Museu da Imagem e do Som (Divulgação)A ideia de promover uma mostra sobre jornalismo é recente e foi rapidamente posta em prática, como explica Salles. “Este ano assisti a um filme da Mostra de Cinema Francês e depois da projeção, eu e a Marinete [Pinheiro, coordenadora do MIS] ficamos batendo um papo e daí surgiu a ideia. Eu sempre tive o sonho de fazer uma mostra assim. Era para ser em setembro por causa do dia da imprensa [10 de setembro], mas devido à agenda do sindicato, não foi possível. A Marta Ferreira [presidente do Sindjor] conversou com a Marinete e sugerimos debates depois das exibições com pessoas ligadas ao mercado jornalístico”.

Vale lembrar, no entanto, que o evento é aberto a todas as pessoas interessadas pelo tema, não só aos profissionais do jornalismo. Dentre os debatedores, estão profissionais qualificados da imprensa, com vasta experiência de mercado, além de professores universitários, que atuam na formação. “Discutir esse assunto é discutir que rumos essa grande referência está tomando hoje. É um tema importante para toda a sociedade, não só para os profissionais da imprensa, pois a sociedade sobre a influência da mídia todos os dias”, conclui Salles.

Serviço – ‘Mostra Cinema e Imprensa’. De 17 a 21 de Outubro, no Museu da Imagem e do Som (Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar), sempre às 19h. As exibições são inteiramente gratuitas e haverá debates após as sessões. Confira abaixo a programação completa.

 

Segunda-feira (17), às 19h

O Abutre – 2014
Direção: Dan Gilroy
Drama – 1h57min
Tema: As fronteiras entre a banalização da imagem e o sensacionalismo. (Ellen Genaro, TV Record, que desenvolveu estudo no Mestrado sobre o tema)
Sinopse: Enfrentando dificuldades para conseguir um emprego formal, o jovem Louis Bloom (Jake Gyllenhaal) decide entrar no agitado submundo do jornalismo criminal independente de Los Angeles. A fórmula é correr atrás de crimes e acidentes chocantes, registrar tudo e vender a história para veículos interessados.

 

 

 

Terça-feira (18), às 19h

Todos os Homens do Presidente
Direção: Alan Pakula – 1976
Drama – 2h18min
Tema: Imprensa como fiscalizadora do poder público. (Lígia Sabka, TV Assembleia, trabalhou por muitos anos na TV Morena)
Sinopse: Em 1972, sem ter a menor noção da gravidade dos fatos, um repórter (Robert Redford) do Washington Post inicia uma investigação sobre a invasão de cinco homens na sede do Partido Democrata, que dá origem ao escândalo Watergate e que teve como consequência a queda do presidente Richard Nixon.

 

 

 

Quarta-feira (19) – às 19h

Boa Noite Boa Sorte – 2005
Direção: George Clooney
Drama – 1h33min
Tema: A força e a importância do âncora no diálogo com o público. (Ginez César, âncora do Bom Dia MS)
Sinopse: Edward R. Morrow (David Strathairn) é um âncora de TV que, em plena era do macarthismo, luta para mostrar em seu jornal os dois lados da questão. Para tanto ele revela as táticas e mentiras usadas pelo senador Joseph McCarthy em sua caça aos supostos comunistas. O senador, por sua vez, prefere intimidar Morrow ao invés de usar o direito de resposta por ele oferecido em seu jornal, iniciando um grande confronto público que trará consequências à recém-implantada TV nos Estados Unidos.

 

 

 

Quinta-feira (20), às 19h

Intrigas de Estado – 2009
Direção: Kevin McDonald
Drama – 2h8min
Tema: Ética, quando o pessoal e o profissional entram em conflito. (Marcos Paulo Silva, professor da UFMS, integrante da Comissão de Ética do Sindjor)
Sinopse: Stephen Collins (Ben Affleck) é um ambicioso congressista americano, visto por seu partido como sendo um candidato em potencial para o futuro. Quando sua assistente morre de forma trágica, Cal McAffrey (Russell Crowe), um veterano repórter, é designado para cobrir a história. Juntamente com sua parceira Della Frye (Rachel McAdams) ele passa a investigar o caso, descobrindo uma grande conspiração política.

 

 

 

Sexta-feira (21), às 19h

Spotlight – Segredos Revelados
Direção: Thomas McCarty 2015
Policial/Drama – 2h9m
Tema: Importância do jornalismo investigativo. (Celso Bejarano, jornal Midiamax, integrante da comissão de ética do Sindicato dos Jornalistas)
Sinopse: Baseado em uma história real, o drama mostra um grupo de jornalistas em Boston que reúne milhares de documentos capazes de provar diversos casos de abuso de crianças, causados por padres católicos. Durante anos, líderes religiosos ocultaram o caso transferindo os padres de região, ao invés de puni-los pelo caso.