Resultado foi divulgado nesta segunda (12)

 

Longa sobre família de velejadores desbanca favorito 'Aquarius' na corrida do OscarNão adiantou alguns diretores se “retirarem” da lista de indicações seus filmes para que o longa “Aquarius”, de Kleber Mendonça Filho (de “O Som ao Redor”) brilhar e conseguir entrar na disputa. O MinC (Ministério da Cultura) divulgou nesta segunda-feira (12), que o filme que vai representar o Brasil na disputa da categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira no 2017 é “Pequeno Segredo”, de David Schurmann. 
 
“O longa, escolhido entre 16 títulos nacionais, foi selecionado por uma comissão especial formada por nove integrantes especialistas no setor audiovisual. O diretor, David Schurmann, conta com 20 anos de experiência no mercado cinematográfico. Filho do meio da família Schurmann, já dirigiu filmes, séries para TV e filmes publicitários e é o CEO das empresas da família”, diz a nota publicada pelo MinC.

Com roteiro de Marcos Bernstein, o filme conta a história da família Schurmann, que vive ao redor do mundo a bordo de um veleiro, e têm suas vidas transformadas ao receber a menina órfã Kat. A lista dos concorrentes na categoria será definida pala Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, devendo ser anunciada em 24 de janeiro de 2017. A cerimônia de premiação está marcada para 26 de fevereiro, em Los Angeles. 

O jornalista Marcus Petrucelli, um dos integrantes da comissão de seleção, fez nas redes sociais críticas às manifestações do diretor Kleber Mendonça Filho e da equipe de “Aquarius” durante o Festival de Cannes, em maio, que posicionaram-se contra o impeachment da então presidente Dilma Rousseff. Cineastas, produtores e críticos de cinema chegaram questionar a continuidade de Petrucelli na comissão, mas o jornalista permaneceu.