Atriz não foi avisada na época
Uma das cenas mais emblemáticas do cinema trouxe à tona um possível estupro diante das câmeras. O filme “O Último Tango in Paris” de 1972, do diretor Bernardo Bertolucci, com os atores Marlon Brando e Maria Schneider, possui uma cena onde o personagem de Brando “viola” a personagem de Maria usando um pedaço de manteiga. Por anos, a atriz não falou sobre o assunto e em 2007 ela concedeu uma entrevista ao jornal Daily Mail, dizendo que sentiu-se violada e que não foi avisada do teor da cena.
Em uma entrevista recente, em vídeo, o diretor afirma que realmente o fato aconteceu. “A sequência da manteiga foi uma ideia que eu e o Marlon tivemos antes de filmar”, disse, num evento parisiense na La Cinémathèque Française, segundo o jornal Chicago Tribune. “Lamento a forma como a fiz sentir mas foi a forma que arranjei de captar a sua reação como mulher e não como atriz. Queria que ela reagisse como se tivesse sido humilhada. Acho que ela nos detestava por não lhe termos dito nada”. Ele não expôs arrependimento quanto à forma como a cena foi conduzida.
Após a atriz revelar o incômodo que sentiu no desenrolar deste momento, Maria Schneider nunca mais fez parte de cenas de nudez. Na cena, ela tinha 19 anos e Brando, 48. A reação que teve perante a atenção dos mídia e as eventuais repercussões desta cena levaram a francesa a uma profunda depressão. A atriz viria a falecer em 2011, vítima de uma doença oncológica.