Pular para o conteúdo
Cinema

Arthur Hiller, diretor de ‘Love Story’, morre aos 92 anos

Canadense dirigiu mais de 30 filmes
Arquivo -

Canadense dirigiu mais de 30 filmes

O versátil e produtivo cineasta canadense Arthur Hiller, cujo o sentimental “Love Story: Uma História de Amor”, estrelado por Ali MacGraw e Ryan O’Neal, foi o maior sucesso de 1970 e permanece como um dos mais populares filmes românticos já feitos, morreu nesta quarta-feira aos 92 anos, disse a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Hiller, que também realizou colaborações exitosas com os roteiristas Neil Simon e Paddy Chayefsky, morreu de causas naturais em Los Angeles, declarou a Academia em comunicado.

O diretor foi o presidente da Academia, que organiza a cerimônia anual do Oscar, de 1993 a 97 e foi durante muito tempo integrante da seção de diretores da organização.

A atual presidente da academia, Cheryl Boone Isaacs, disse que a entidade estava “profundamente entristecida” com a morte de Hiller.

“Eu era integrante do conselho durante a sua presidência e tive a sorte de testemunhar em primeira mão a dedicação dele à Academia e a paixão da sua vida por narrativas visuais”, afirmou ela.

Hiller dirigiu mais de 30 filmes de 1957 até 2006, de vários gêneros, como comédias, dramas, histórias de guerra, sátiras e musicais. Ele conduziu cinco diferentes atores, O’Neal, MacGraw, George C. Scott, Maximilian Schell e John Marley, em interpretações indicadas ao Oscar.

“Love Story”, o maior sucesso dele, foi indicado a sete Oscars, incluindo o de melhor filme e o de melhor diretor. O filme ganhou só um, o de melhor música original, enquanto “Patton: Rebelde ou Herói?”, estrelado por Scott, levou os principais prêmios.

“Love Story” conta a história de um romance frustrado entre o privilegiado Oliver (O’Neal) e Jennifer (MacGraw), de classe mais baixa. Ele traz uma das mais famosas falas do cinema dos anos 1970: “Amar é jamais ter que pedir perdão.”

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Aéreas podem se negar a embarcar animais de suporte emocional, diz STJ

Passageira de aplicativo é presa com droga junto ao corpo em viajem de Ponta Porã à Capital

Fluminense encaminha vaga na Sul-Americana, Vitória dependerá de si para ir aos playoffs

Mulher em situação de cárcere e abusos é resgatada em Ponta Porã

Notícias mais lidas agora

STF determina retirada de tornozeleira e retorno de Waldir Neves ao TCE-MS

cpi consórcio multas

Consórcio Guaicurus tem 17,6 mil multas acumuladas, diz diretor da Agetran

Corpo de mulher que desapareceu após briga com marido é encontrado em rio

Botafogo leva susto, mas supera Estudiantes-ARG e depende só de si para avançar na Libertadores

Últimas Notícias

Brasil

Anvisa inicia monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos

Agência reguladora informou que o ciclo 2025 prevê a coleta de 3.505 amostras

Polícia

Adolescente é apreendida com dois quilos de skunk em ônibus na MS-156

Os militares realizavam bloqueio na MS-156

Cotidiano

Inspirado no Jubileu da Esperança, comunidade católica faz evento para jovens em Campo Grande

Oferecerá, através da música, dança, teatro, arte visual e outras expressões culturais

Brasil

Vídeo: bola de fogo é vista cruzando céu de Brasília

Possível ver o momento em que o objeto luminoso cruza o céu da cidade