Pular para o conteúdo
Cinema

Alexandre Astruc, cineasta e escritor francês, morre aos 92 anos

Um dos pais espirituais da Nouvelle Vague morreu em Paris nesta quinta
Arquivo -

Um dos pais espirituais da Nouvelle Vague morreu em Paris nesta quinta

O cineasta e escritor francês Alexandre Astruc, um dos pais espirituais da Nouvelle Vague, morreu na madrugada desta quinta-feira (19) em Paris, aos 92 anos, anunciaram seus parentes à AFP.

Figura do Saint-Germain-des-Prés pós-guerra e teórico da “caméra-stylo” (câmera caneta), que considera o cinema como o equivalente da literatura, hesitava em definir a si mesmo como “um cineasta que escrevia livros ou um escritor realiza filmes”.

Nascido em 13 de julho de 1923, em Paris, o jovem Astruc, entusiasta da matemática, foi contagiado pela literatura e passou a escrever artigos para periódicos durante os anos sombrios da ocupação alemã.

Após a Libertação, conheceu os escritores Jean-Paul Sartre e Albert Camus, a cantora Juliette Greco, e se encantou com Robert Bresson, Roberto Rossellini, Alfred Hitchcock e Orson Welles, futuros cineastas da Nouvelle Vague.

Astruc alternou filmes, romances e ensaios: “Confluences”, “Poésie 44” ou “Les Vacances”, publicado em 1945, são o prelúdio para “Le rideau cramoisi”, uma adaptação cinematográfica de Barbey d’Aurevilly.

Em 1954, dirigiu “Les mauvaises rencontres”, elogiado por François Truffaut, e assinou duas adaptações, “Une vie” de Maupassant (1961) e “L’éducation sentimentale” de Flaubert (1961). Ele foi o precursor da “política dos autores” liderada por François Truffaut, Jean-Luc Godard e Claude Chabrol.

Na década de 70, Alexandre Astruc foi para a televisão, apresentando um documentário sobre Sartre, “Sartre par lui-même” (1976) e filmes de TV de Edgar Allan Poe ou Balzac.

Retornando à escrita, publicou recentemente “Le roman de Descartes” (1989), uma antologia de seus textos críticos, e sua memórias em “Le montreur d’ombres” (1996).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
BR-163 em MS

BR-163 em MS tem 11 trechos interditados nesta quarta-feira; confira

predio desativado vira casa de gatos em campo grande

‘Sou um gato lindo e sexy’: Placas apelam e prédio desativado vira casa de animais em Campo Grande

UFMS reajusta contrato de reforma em mais de R$ 30 mil

Santa Casa atende 60% da alta complexidade do Estado e quer rotatividade dos leitos

Notícias mais lidas agora

STF determina retirada de tornozeleira e retorno de Waldir Neves ao TCE-MS

Juíza nega pedido de David Chita e mantém ação por fraude no Detran-MS

VÍDEO: na delegacia, namorado alega que Thácia ‘caiu sozinha’ no rio em MS

mpms segurança mp

MPMS aluga imóvel por R$ 4,2 milhões sem licitação em Campo Grande

Últimas Notícias

Opinião

A proposta de Aécio Neves

Aristóteles Drummond

Brasil

Nova fase de operação da PF mira operador financeiro no INSS

Justiça Federal no DF autoriza busca em Presidente Prudente

Publieditorial

Fatores que influenciam a inércia na tomada de decisão do investidor e o papel do planejador financeiro.

“O papel do planejador financeiro é tão emocional quanto técnico”, afirma Rodrigo Tozzo

Brasil

MPF pede bloqueio das redes sociais do governador do Pará, Helder Barbalho

Solicitação reitera um pedido da DPU e tem como base o não cumprimento de uma ordem judicial