Da crise migratória à vida de Brigitte Bardot, veja os filmes franceses em exibição no MIS
Três filmes participam da mostra
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Três filmes participam da mostra
Para quem gosta de cinema francês vem aí mais uma programação imperdível no MIS (Museu da Imagem e do Som). A partir desta quarta-feira (11), serão exibidos três documentários, sempre às 19 horas. Estão na lista ‘A Escola de Babel’ (La cour de Babel), ‘Bardot, a incompreendida’ (Bardot, la Méprise) e ‘Il était une forêt’ (sem título em português, “Era uma vez uma floresta” em tradução livre).
O projeto é uma parceria entre a Aliança Francesa de Campo Grande e a Embaixada Francesa no Brasil e a curadoria é de Márcia Saddi, coordenadora da Aliança Francesa e de Thiago Andrade jornalista, cinéfilo e ex-professor da Aliança Francesa.
De acordo com os curadores, a seleção traz documentários que aportam diferentes temas da cultura francesa, e que vão além, por meio da sensibilidade dos diretores, acabam por mostrar aspectos da própria condição humana e do mundo contemporâneo.
São filmes que enfatizam a linguagem documental e expressam o mundo contemporâneo: a questão da imigração, do ponto de vista humano, a vida de uma grande estrela do cinema durante a fama e depois na aposentadoria, a relação do homem e o meio ambiente. Em suma, questões humanas e ambientais que são universais.
Confira a programação:
Quarta-feira (11)
A Escola de Babel (La cour de Babel. Dir. Julie Bertuccelli, documentário, 94 min, 2013).
Em uma escola secundária no 10º distrito de Paris, existe uma turma de adaptação onde alunos imigrantes entre 11 e 15 anos de idade aprendem as primeiras lições de francês. Algumas dessas crianças recém-chegadas conhecem poucas frases na língua do seu país de adoção; outras não sabem falar palavra alguma. Suas famílias vieram de diversas partes do mundo como Irlanda, Senegal, Marrocos, Brasil e China, seja fugindo de perseguições ou apenas à procura de um novo começo.
Quinta-feira (12)
Bardot, a incompreendida (Bardot, la Méprise – Bardot. Dir. David Teboul, documentário, 115 min, 2013.)
Em 2011, a icônica atriz – e musa – francesa Brigitte Bardot autorizou a produção de um documentário sobre sua vida. Ela cedeu ao diretor David Teboul livre acesso à arquivos, registros, imagens, documentos de família… Tudo menos ser entrevistada. Assim ele construiu este retrato da Brigitte mítica, encantadora, apaixonada e contraditória.
Sexta-feira (13)
Il était une forêt ( sem título em português, “Era uma vez uma floresta”, em tradução livre, Dir. Luc Jacquet, documentário, 78min, 2013).
Luc Jacquet guia o espectador para um passeio em uma floresta equatorial. Será preciso debruçar-se sobre o a obra e abrir o olhar para descobrir o primeiro grão crescer, este das árvores pioneiras que preparam o terreno para as próximas, e que 5 décadas mais tarde irão cumprir seu papel antes de cumprir um ciclo completo de muitos séculos.
Serviço:
O Museu da Imagem e do Som fica no Memorial da Cultura, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar. Para maiores informações sobre a programação do museu acesse www.mis.ms.gov.br.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.