Classificação americana permite que jovens com menos de 17 anos assistam ao filme
O filme Cinquenta Tons de Cinza conseguiu driblar a classificação indicativa americana e foi liberado para menores de 17 anos que estejam acompanhados por pais ou responsáveis legais. Apesar de não ser um filme, por assim dizer, família, a indicação vai ajudar na bilheteria da produção, que temia ser totalmente proibida para adolescentes abaixo dos 18. A classificação, denominada R (Restrita), indica que o filme possui conteúdo sexual, comportamentos adversos e nudez. No Brasil, a produção ainda não foi avaliada.
Em 2014, a roteirista Kelly Marcel afirmou que o longa seria “picante” e que, com certeza, seria proibido para menores. Pelo jeito, o estúdio e outros interessados em bilheteria não pensavam da mesma maneira, e o roteiro de Kelly deve ter sofrido algumas alterações. Em entrevista ao jornal britânico The Observer, em novembro, o ator Jamie Dornan, escalado para viver o galã sadomasoquista Christian Grey, afirmou que não vai mostrar nada impróprio para menores na tela. “Há contratos que garantem que os espectadores não verão o meu…”, disse ele, sem encontrar palavra para completar a frase.
Na trama, baseada na trilogia erótica da escritora E.L. James, Grey é um empresário bem-sucedido que apresenta à sua nova e ingênua namorada Anastasia Steel (Dakota Johnson) seu gosto pelo sadomasoquismo. Dirigido por Sam Taylor-Johnson, o filme será lançada em 12 de fevereiro.