Autoridades do setor público se encontraram ontem (17) para discutir sobre as obras de reforma, que foram lançadas dentro do pacote de ajuda do setor cultural de Mato Grosso do Sul.

Dessa forma, o investimento previsto para a reforma do Castelinho é de R$ 4 milhões. Construído na década de 20, o prédio já foi a sede do governo na fronteira e, agora, o objetivo é que o espaço seja transformado em um museu para contar a história da cidade e do Estado.

História do Castelinho

O Castelinho de Ponta Porã foi construído entre 1926 e 1930, próximo à antiga estação Noroeste do Brasil, no município. De 1943 a 1946, foi sede do governo do Território de Ponta Porã, depois abrigou a cadeia pública e o quartel da Polícia Militar.

Já na década de 90 deixou de servir à segurança pública, com a transferência da corporação para outro prédio, perdendo, assim, sua função. Desde então, prédio está parado na cidade.

Assim, a restauração aumenta a expectativa de quem deseja novos caminhos para que o local continue preservando a história de Mato Grosso do Sul. Para conhecer mais sobre a icônica construção, leia esta matéria do Jornal Midiamax.