Um passeio ao passado resgata a imagem daquelas barbearias onde as cadeiras para os clientes e o painel e bancada dos barbeiros estão posicionados logo na entrada, onde é possível ver bem os trabalhos até mesmo por quem passa do lado de fora.

Aos 26 anos, o proprietário da barbearia Renan Tertulina diz que queria algo moderno, com um visual clean, mas que também trouxesse à lembrança o cenário das barbearias de antigamente.

“Hoje em dia, tudo está muito rústico e eu queria uma arquitetura diferente, que oferecesse conforto e a sensação de estar em casa. Queria um ambiente clássico, com aspecto da barbearia mesmo, aquelas antigas, mas que trouxesse um conceito moderno”, explica Renan.

Alternando estilos, arquitetura de barbearia passeia entre o retrô e o moderno

Conforme explica o arquiteto Daniel Reina, idealizador do projeto, o desafio estava em encontrar o equilíbrio entre os conceitos das barbearias clássicas com um estilo moderno. “Usei o piso xadrez para marcar a área onde os barbeiros trabalham e na parede de fundo um espelho do chão ao teto para dar mais amplitude no espaço. Uma lona que tem uma textura de assoalho de madeira e nas paredes uma textura de cimento queimado/marmorizado”, conta Daniel.

Mas Renan queria, acima de tudo, um lugar para descontração e confraternização, assim como também eram as barbearias de antigamente, lugares onde os homens se reuniam para conversar sobre diversos assuntos, de política a futebol.

“A ideia é se sentir em casa, ter uma distração além de só cortar barba e cabelo. É o momento de desligar, de relaxar, assim como para a mulher quando também vai ao salão, mas cada um do seu jeito”, diz Renan.

Em cima deste propósito, o arquiteto aplicou a tecnologia dentro deste cenário nostálgico. “Colocamos um freezer com cerveja e uma TV com vídeo-game para o cliente jogar enquanto aguarda ser atendido. E lógico, algumas amenidades como um filtro para água, uma cafeteira e um sofá confortável. E para o bom trabalho dos barbeiros, uma bancada única de 3,80 metros com seis gavetas, sendo duas para cada, em uma área muito bem iluminada”, explica Daniel.

Alternando estilos, arquitetura de barbearia passeia entre o retrô e o moderno
Daniel ainda fala sobre o painel de fundo do balcão de atendimento. “Temos não só a TV, mas também nichos e prateleiras iluminadas onde são expostos os produtos à venda como pomadas e sprays para cuidado do cabelo e barba”.

No interior da barbearia, Daniel explica o trabalho feito na marcenaria, na qual usou apenas duas cores/texturas. “O Louro Freijó que traz essa textura de madeira quase avermelhada com nós bem marcantes, e o Grafito, que é um cinza mais escuro. Na fachada, seguimos bem as cores da logomarca, painel ACM Cinza escuro e um tom de amarelo que projeta a barbearia entre os comércios laterais, e lógico, o detalhe clássico do “Barber Pole” que é luminoso e chama bastante atenção”, comenta o arquiteto.