Visitado por Zico, Gabigol e Galvão Bueno, campo-grandense vira referência no futebol: ‘o Flamengo me escolheu’

Com muito medo, Vini largou cargo de subgerente em Campo Grande para ganhar a vida falando do esporte. Tamanho sucesso o faz receber visitas constantes de jogadores famosos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
campo-grandense futebol flamengo
Falar de futebol tem feito campo-grandense alçar grandes voos – (Foto: Arquivo Pessoal)

Apaixonado por futebol, o jovem Vinícios Prado, de 26 anos, conseguiu fazer do esporte sua profissão – sem precisar pisar no campo, correr atrás da bola e fazer gols. É em um canto de sua casa, em Campo Grande (MS), que ele tem conquistado milhares de seguidores, a ponto de receber visitas de figurões como os jogadores Zico e Gabigol e até o narrador Galvão Bueno em suas redes sociais.

Gravando vídeos de resenhas de partidas, analisando os jogos, fazendo memes e falando do Flamengo, seu time do coração, Vinizzera, como é conhecido, se consolidou como referência no universo dos fãs de futebol ao longo dos últimos três anos.

Hoje, o campo-grandense vive desse trabalho na internet e muita gente de Mato Grosso do Sul consome seus vídeos sem saber que ele é da cidade morena. No entanto, para se dedicar integralmente à produção de conteúdo, que atualmente é seu único ganha-pão, Vini precisou fazer escolhas que o deixaram apreensivo.

Desde a adolescência, o flamenguista já alimentava páginas na internet, mas em outro segmento. Até que, em 2015, começou a gerenciar grupos de futebol e só em 2018 criou um perfil próprio para explorar o assunto.

Eu sempre gostei de me expressar. A internet nos dá essa liberdade de trazer para o virtual o que você fala na resenha de amigos. Eu pensei ‘Por que não?’. Começou por brincadeira!”, afirma.

De subgerente a referência no universo dos fãs de futebol

E assim Vinícios foi levando, até que, em 2021, durante a pandemia, começou a ganhar dinheiro com publicidade pelo bom desempenho de sua página e a Copa do Mundo de 2022 deu um pontapé no conteúdo do campo-grandense, que recebeu uma proposta do Kwai para produzir material sobre todos os jogos.

A partir de então, fazer vídeos para a internet virou uma profissão. “Já não era mais possível conciliar a rotina de trabalho de subgerente que eu tinha na ocasião e casou de eu já não estar feliz fazendo aquilo. Arrisquei e estou aí até hoje. Mas foi muito difícil tomar essa decisão. Deu muito medo“, relata em conversa com o Jornal Midiamax.

Nascido e criado em Campo Grande, Vinícios tem origens no bairro Moreninhas III, onde passou a maior parte de sua vida. Contudo, já planeja se mudar em vista do crescimento de seu alcance na internet. “Aqui, infelizmente, o futebol não tem a atenção que merece”, lamenta.

campo-grandense futebol flamengo
Aos 26 anos, Vini quer se mudar para alçar voos maiores – (Foto: Arquivo Pessoal)

Um dos motivos para a vontade de deixar Mato Grosso do Sul partiu do fato de ter perdido certas oportunidades por viver longe dos grandes centros. Ainda assim, muitas portas se abriram, trazendo convites e experiências únicas para o rapaz.

“Tudo é muito difícil fora do eixo RJ/SP. Então, conhecer o Maracanã foi a coisa mais especial até agora, além desse contato com os personalidades do futebol, de você falar algo (bom ou ruim) e ser notado, sempre marca. E dá a noção do alcance e da responsabilidade também”, reflete.

campo-grandense futebol flamengo
Autógrafo de Zico em camiseta do Flamengo é recordação mais que especial – (Foto: Arquivo Pessoal)

Visitas de famosos e ídolos

E por falar em visibilidade, seu conteúdo atrai nomes do futebol com frequência. Seu maior ídolo, inclusive, já deu às caras e até comentou em seu perfil, além de outros famosos que compartilham, curtem e visualizam seus vídeos.

Sobre quais visitas mais o emocionaram ou surpreenderam, Vini responde: “O comentário do Zico. Sem dúvidas. Em 2023 ele veio a Campo Grande, autografou minha camisa e sua humildade só reforça o sucesso que tem. Absurdo”, revela o rapaz.

“Zico, para os Flamenguistas, é uma entidade. Mas do que eu vi, tenho dois que me marcaram muito. Adriano Imperador e Ronaldo“, acrescenta, dizendo quais são suas maiores referências do futebol.

O vídeo abaixo foi compartilhado por Gabigol. Veja:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Vinizzera (@vinizzera00)

“O Flamengo me escolheu”, presume

Em relação ao amor pelo Flamengo, o influenciador conta que nasceu flamenguista por influência de um tio. “Desde a barriga da minha mãe, ele já me trajou de Rubro-negro no enxoval. Eu até perdi um pouco o contato com ele, mas o amor pelo clube ficou”, detalha.

“Costumo dizer que o Flamengo me escolheu. Minha mãe é palmeirense, mas nunca me influenciou. Já o amor pelo esporte que tenho foi gerado por ela, que jogou futsal até saber que estava grávida. Pode ser um sinal. Mas, brincadeiras à parte, isso sempre foi algo meu”, comenta ele, que tem uma tatuagem em homenagem ao esporte.

Em sua panturrilha direita, um coração humano e uma bola de futebol se misturam. Logo abaixo, a frase escrita em inglês resume: “não pode ser explicado”.

campo-grandense futebol flamengo
Tatuagem simboliza seu amor pelo futebol: inexplicável – (Foto: Arquivo Pessoal)

Por fim, questionado sobre o motivo de seu sucesso, Vini é modesto. “Sinceramente, não sei. A linguagem e fugir do ‘politicamente correto’ ajudam. E, mais do que nunca, ser o que sou na vida real“, finaliza.

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.

Conteúdos relacionados

AVO CRUZEIRO ARGENTINA MSe