VÍDEO: Rachadura enorme em igreja histórica faz Defesa Civil colocar fita e pedir para ‘ninguém sentar na frente’
Presidente diz que rachadura aumentou muito nos últimos dias e é grande o risco de queda
Graziela Rezende –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
![](https://cdn.midiamax.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Design-sem-nome-6.jpg)
Equipe da Defesa Civil visitou a Igrejinha São Benedito, construída pela Tia Eva, e colocou uma fita na frente, devido a uma rachadura enorme e que pode fazer a parede ceder a qualquer momento. Desta forma, nessa terça-feira (4), moradores da comunidade foram alertados a não sentar na frente, já que muitos aproveitavam a sombra e tinham o hábito de ficar ali, além de crianças que brincavam nas proximidades.
“A Defesa Civil veio aqui e passou a fita, principalmente pelo risco de queda da parede, é pra não deixar o pessoal sentar na frente, evitar uma tragédia maior que seria estar embaixo, se a parede cair, a rachadura está bem grande. E vamos aguardar e ver o que o município e Estado vai fazer pela gente”, afirmou o administrador e presidente da Associação dos Descendentes da Tia Eva (AD-Tia Eva), Ronaldo Jeferson da Silva, de 43 anos.
Conforme Silva, a rachadura aumentou muitos nos últimos dias e é grande o risco de queda, principalmente porque a viga do telhado cedeu e “está empurrando a parede da frente pra fora”. “Foi por isso que isolaram ali e, com essa chuvarada, pode ceder em qualquer momento. E, como falei, tem crianças que brincam ali e o pessoal que sentava na frente”, disse.
Sobre a restauração, o presidente diz que também aguarda que seja feita o mais rápido possível. “Até porque o projeto iniciou em 2019 e, em 2021, já estava pronto. Agora nós já estamos em 2025 e nada”, lamentou.
O Jornal Midiamax já entrou em contato com a Defesa Civil Municipal, por meio da assessoria de imprensa da prefeitura, a qual disse que “está preparando uma nota com as informações”. A reportagem deve ser atualizada em breve.
Justiça mandou prefeitura reformar igreja histórica
Em janeiro deste ano, a Justiça negou recurso da Prefeitura de Campo Grande e manteve decisão para que o município execute, no prazo de 4 meses (120 dias), reformas emergenciais na Igreja São Benedito, localizada na comunidade quilombola Tia Eva, na Capital sul-mato-grossense.
A igreja foi fundada por Tia Eva, em 1912. Em 2022, foi tombada como patrimônio material de Mato Grosso do Sul.
Conforme acórdão da 3ª Câmara Cível, a prefeitura deverá pagar multa diária de R$ 1 mil até o limite de R$ 30 mil, caso não cumpra a decisão.
Dessa forma, fica mantida decisão do juiz Ariovaldo Nantes Corrêa, de julho do ano passado “para determinar que os requeridos executem as medidas emergenciais necessárias para reparar os danos da cobertura/forro/telhas da Igreja de São Benedito descritos nas pranchas 4/17, 5/17, 6/17, 7/17 e 8/17 do mapeamento de danos do projeto de restauração da Igreja de São Benedito e requalificação do seu entorno imediato”.
Leia também – Com promessa e 85 mil réis, Eva Maria de Jesus fundou comunidade quilombola em Campo Grande
Notícias mais lidas agora
- Mato Grosso do Sul investiga primeira morte por dengue em 2025
- Folgado: Ladrão invade 3 casas, toma banho, come e dorme na cama de moradores em Campo Grande
- Defensio Agro: Quadrilha que aplicou golpe de mais de meio milhão em produtores é alvo de operação em MS
- Revólver que seria enviado para Goiás é encontrado dentro de air fryer nos Correios em Campo Grande
Últimas Notícias
Adolescente aciona a Polícia Militar após sofrer suposta tentativa de estrupo em MS
O homem teria agarrado e tentado arrastá-la para outro local
Morta em confronto após tentativa de roubo em joalheria conhecia ourives há 1 mês em Campo Grande
Famíliares de Tainara disse que o ourives a ajudava financeiramente
Endrick recebe sondagem do West Ham, mas Real Madrid segura ex-Palmeiras na Espanha
Jovem marcou quatro gols em 19 jogos na temporada
Bruna Biancardi revela nome da segunda filha com Neymar: ‘Nossas meninas’
No aniversário de Neymar, Bruna Biancardi surpreendeu os seguidores ao anunciar o nome da segunda filha com o jogador de futebol
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.