Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

VÍDEO: Menina de 6 anos monta lego de pássaros e faz ‘desafio de adivinhação’

Maya ganhou lego e montou um tuiuiú. Em seguida, foi presenteada com catálogo de aves e passou a criar várias, fazendo o desafio da adivinhação.
Graziela Rezende -
(Redes Sociais/Reprodução)

O aniversário de 5 anos da Maya chegou com vários presentes, mas, o que mais a interessou foi uma caixa de lego. Assim, passava o dia montando e desmontando, até que, um ano depois, ganhou um catálogo de aves, feito em (MS). A brincadeira então teve uma reviravolta e a criança lançou um desafio de adivinhação, fazendo aguçar ainda mais a curiosidade sobre pássaros.

Segundo a mãe da criança, a professora de Turismo, da Unesp ( Estadual Paulista), Savanna da Rosa Ramos, de 45 anos, o “gostar de aves” sempre foi algo presente em sua família.

“O avô dela, que veio de uma infância no sítio, tinha aves e passarinhos no quintal, então fui criada escutando suas músicas e sentindo a presença deles. E a história da minha filha começa quando ela ganhou a caixa de lego e logo montou a ave tuiuiú. Logo depois, a Simone Mamede, minha amiga, a presenteou com o primeiro catálogo de catálogo de turismo de observação de aves de Campo Grande, que despertou o interesse em montar aves”, contou a professora.

Após se tornar observadora de aves, menina pediu binóculo e luneta

Em seguida, Savanna diz que Maya também passou a observar as aves. “Ao completar seis anos, ela pediu um binóculo e uma luneta, queria ver as estrelas e aves mágicas que voavam no céu, começando a se tornar constante a observação de pássaros nos passeios na pracinha, andando de bicicleta e nas viagens que levava o binóculo”, relembrou.

(Redes Sociais/Reprodução)

Neste ano, ainda brincando de lego, começou a criar passarinhos, olhando-os no catálogo.

“E recentemente, a convite de uma amiga, fomos passear em Campo Grande, tendo nosso roteiro turístico ir a pontos que tivessem a obervação de aves, com direito até a acompanhamento de instrutor pelo Instituto Mamede. Fizemos uma trilha leve na Mata do Segredo, conhecemos a Praça das Araras e lá fomos presenteadas com a presença de um casal de Canindé. Também passamos diversas vezes pela Avenida das Araras, vendo a presença da Maracanã do Buriti”, argumentou.

Antes de retornar para sua cidade natal, Rosana, no interior de São Paulo, a menina foi presenteada com um novo catálogo de aves, registradas do campus da UFMS (Universidade Federal de ).

Observadora de aves ficou muito surpresa ao receber imagens criadas com lego

Simone Mamete, presidente do Instituto Mamede, é quem a presenteou. “Há mais de um mês, recebi uma mensagem da Savanna, que me surpreendeu e me deixou muito feliz. Aliás, sempre recebo mensagens de diversos amigos pelo pedindo ajuda para identificar aves em fotografias. São imagens das mais variadas: aves de costas, de cauda, escondidas atrás de folhas, enfim, dos mais diversos ângulos e situações. Mas, dessa vez, o pedido era diferente. Era a identificação de aves feitas de lego e criadas pela filha dela”, relembrou.

No decorrer dos dias, a mãe conta que os pedidos de identificação foram aumentando e isso se tornou um “desafio incrível”, não só para ela, mas, outros observadores de aves, já que Simone posta em grupos específicos e todos acham o momento “divertido e cheio de abstração”.

(Redes Sociais/Reprodução)

“É impressionante como a Maya consegue montar suas aves de lego, incorporando detalhes e marcas de campo (características marcantes visualmente) de diversas espécies de aves nativas do Cerrado, sobretudo as ocorrentes em Campo Grande-MS. É uma forma criativa de observar e identificar aves”, opinou.

Ainda conforme Simone, o momento se transforma em algo lúdico e intergeracional, criando uma ponte entre gerações através da paixão pela natureza e pelas aves.

“O grupo de observadores de Aves do Vem Passarinhar MS também tem se envolvido bastante no desafio da identificação. É sempre uma alegria receber os pedidos de identificação das aves de lego da Maya. Observar aves, seja na natureza ou através de criações como as dela, é uma maneira de valorizar a biodiversidade nativa, interagir com o mundo e com as pessoas, e, acima de tudo, celebrar a vida, a beleza natural e as amizades”, finalizou.

Entre as aves do lego estão o tuiuiú, colhereiro, marreca-cabocla, bem-te-vi, udu-de-coroa-azul, quero-quero, soldadinho e tantas outras. Confira abaixo as criações da Maya:

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

São Paulo conta com ‘desencanto’ de Luciano para virar sobre o Náutico pela Copa do Brasil

aposentadoria

Indígenas isolados, idosos e doentes foram vítimas de fraudes contra aposentados

VÍDEO: imagens mostram acidente que matou motoentregador na Joaquim Murtinho

Real Madrid impede acerto de Ancelotti com CBF; Jorge Jesus é bola da vez para dirigir seleção

Notícias mais lidas agora

Ônibus que invadiu bar na Afonso Pena estava estacionado sem freio de mão puxado

tereza

Tereza Cristina critica situação do Brasil e diz que União Progressistas forma ‘bloco forte’

VÍDEO: imagens mostram acidente que matou motoentregador na Joaquim Murtinho

Carro capota em acidente nas proximidades da Câmara de Campo Grande

Últimas Notícias

Política

Após situação de emergência por aumento de síndromes respiratórias, titular da Sesau se reúne com ministro

Rosana Leite também representou a prefeita Adriane Lopes no evento de federação entre PP e União Brasil

Trânsito

Prefeitura de Ribas emite nota sobre acidente onde ônibus invadiu bar na Afonso Pena

A administração municipal lamenta o ocorrido

Política

Gerson Claro se diz honrado ao ser citado por Tereza Cristina como nome ao Senado

Deputado teve o nome citado ao Senado pela ex-ministra

Esportes

Inter e Fluminense abrem vantagem na Copa do Brasil; Atlético-MG e Fortaleza empatam

Internacional que vem em boa fase sob o comando de Roger Machado sofreu para vencer