Conhecido por suas pernas longas, seu pelo dourado e ser um símbolo do Cerrado de Mato Grosso do Sul, um lobo-guará foi flagrado “passeando” por uma área florestal de eucalipto de Ribas do Rio Pardo, a 112 quilômetros de Campo Grande.
As imagens são do morador Daniel Oliveira, que ficou surpreso ao notar o animal na área de colheita da Suzano, na região da Fazenda Boi Preto. Um grupo observa o lobo perambular pela área, entretanto, o animal só nota ao ouvir uma risada. Contudo, ele não foge, mas se distancia dos moradores.
Comportamento
Conforme o Onçafari, o lobo-guará tem hábitos noturnos, com maior pico de atividades no crepúsculo e na alvorada, contudo esse comportamento está mais ligado à temperatura e umidade.
Em dias mais frios e nublados, o animal é capaz de estender as atividades de deslocamento e caça ao longo do dia. Em dias de temperaturas mais altas, passa horas deitada no mesmo lugar, alternando com deslocamentos curtos durante esses horários.
Ainda conforme a entidade, ao contrário de outros grandes canídeos, o lobo-guará não forma uma matilha. Ele caça sozinho, rotaciona as grandes orelhas em direção aos movimentos de sua presa, ataca com um pulo e depois captura com as mandíbulas.
Confira o vídeo:
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***