A elefanta Kenya, de 44 anos, cruzou o estado de Mato Grosso do Sul, na tarde desta terça-feira (8), após ser liberta de cativeiro na Argentina. Câmeras da MS Via flagraram o momento em que Kenya passava no veículo de transporte pela BR-163.
O animal saiu do estado de Mato Grosso do Sul às 16h56, rumo a seu novo lar no Brasil: o Santuário de Elefantes, localizado na Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso.
Na manhã desta terça, o veículo que a transporta foi visto em posto de gasolina de Campo Grande, na saída para Cuiabá. Além de abastecer, a parada serviu para alimentar Kenya, garantindo que tenha conforto durante a viagem.
Kenya foi parceira de Pupy — resgatada em abril deste ano —, em zoológico de Buenos Aires. Agora, as duas elefantas dividirão o mesmo lar, no Santuário de Elefantes. No último sábado (5), ela deixou o Ecoparque Mendonza, onde vivia em cativeiro há mais de quarenta anos.

Assista ao vídeo da passagem de Kenya pela BR-163
A história da elefanta Kenya: 40 anos em cativeiro
Kenya foi levada a Mendoza com apenas 4 anos de idade e viveu toda a sua vida sozinha em um ambiente de zoológico. Agora, aos 44 anos, sua vida mudará radicalmente e o contato com a natureza na Chapada será essencial para seu processo de cura física e emocional.
Atualizações frequentes sobre o animal são compartilhadas nas redes sociais do Santuário, onde a elefanta terá espaço para explorar, tomar suas próprias decisões e expressar comportamentos naturais, como procurar comida e se banhar na lama. “E, pela primeira vez em décadas, terá a chance de desenvolver uma nova amizade com outra elefanta, Pupy”, celebra o santuário.
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.
***