Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Telefonema entrega notícia e vida de bombeiro muda para sempre em MS: ‘deu positivo’

1 entre 100 mil, bombeiro de Campo Grande faz parte de rara estatística
João Ramos, Thatiana Melo -
bombeiro noticia positivo 3
Doador também teve a vida transformada - (Fotos: Rodrigo dos Santos e Arquivo Pessoal)

Um telefonema mudou tudo. Cadastrado no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), o bombeiro Wellington Lima, de (MS), foi informado por ligação telefônica no final do ano passado sobre a possibilidade de haver uma pessoa compatível com sua medula. Ele então fez a coleta do tecido no Hemosul da Capital e a amostra foi para a sede do Redome, no . Um mês depois, no dia 7 de fevereiro, a confirmação responsável por transformar sua vida e a do receptor desconhecido veio.

“Recebi outra ligação. Dessa vez, me avisaram que a compatibilidade deu positivo e eu deveria me deslocar para cidade de Juiz de Fora (MG) para realizar os procedimentos e saber como seria o tipo de coleta nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro. Realizei os exames de sangue, raio-x do tórax, eletrocardiograma e entrevista com a médica sobre qual seria o procedimento adotado. No dia 07 de março, recebi a confirmação da autorização da doação da minha medula, que foi feita no 24 de março de 2025, em Juiz de Fora”, conta o militar.

Feliz por ter contribuído, ele se lembra das datas de cada passo, cada procedimento e cada telefonema. Para o bombeiro, tudo está registrado na memória e no coração – até porque, a probabilidade de alguém encontrar um doador de medula óssea sem ser da mesma família é uma em 100 mil, enquanto no banco mundial, uma em 1 milhão.

“Até hoje não acredito que isso ocorreu, pois existe 25% de chance a mais de se encontrar um doador compatível na família (pais, irmãos e irmãs), percentual que diminui ao longo dos demais elos. E, nesse caso, a pessoa para quem eu doei não é da minha família”, explica, orgulhoso.

bombeiro noticia positivo
Wellington e sua medula óssea – (Foto: Arquivo Pessoal)

Cena em hospital mudou a mente do doador

Para o doador, a compatibilidade de medula óssea com alguém completamente desconhecido transformou não apenas a vida do receptor, mas também a sua. “Não consigo me expressar sobre a emoção em poder salvar uma vida através da doação de medula óssea. Me coloco no lugar do receptor, a emoção, a alegria em ter achado uma pessoa compatível, poder ter a vida retomada e sua família e amigos sabendo dessa notícia é muito bom”, comenta.

O militar ainda relata que a ficha caiu e tudo mudou quando ele visitou o setor de oncologia no hospital onde realizou os exames, em Juiz de Fora.

“Me deparei com crianças carequinhas que estavam fazendo e a médica me disse – quem sabe pode ser uma criança dessas que irá receber. A partir desse momento, a minha concepção sobre doação mudou, me emocionei muito vendo aquela cena e pensei que a partir daquela imagem eu iria divulgar e conscientizar familiares e amigos a fazerem o cadastro para doação de medula óssea”, revela.

Segundo o bombeiro, sua esperança é que as doações aumentem e assim a probabilidade de compatibilidade entre estranhos (de 1 para 100 mil) aumente – fazendo com que mais vidas possam ser salvas. “Doar medula óssea não tem preço”, finaliza.

bombeiro noticia positivo
com a medula do doador – (Foto: Arquivo Pessoal)

Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.

Compartilhe

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados