Dirigida pelo cineasta indígena sul-matogrossense Alberto Alvares, a série ‘Futuro da Terra’ será lançada na próxima sexta-feira (18), em streaming gratuito. Alberto é da etnia Guarani Nhandewa, nascido na aldeia Porto Lindo, em Japorã.
Futuro da Terra cruza pontos de vista e culturas de vários povos, mostrando suas semelhanças e divergências no modo de pensar e sentir o mundo. Além de Alberto, a série contou com direção do jornalista Claudiney Ferreira. A produção audiovisual foi realizada pelo Itaú Cultural.
Dessa forma, a série ficará disponível gratuitamente na plataforma de streaming Itaú Cultural Play. A primeira temporada é composta de três episódios, que mostram depoimentos de líderes indígenas, como Ailton Krenak, Cacique Raoni Metuktire, Daniel Munduruku, Célia Xakriabá, Olinda Tupinambá e Denilson Baniwa.
A série foi gravada em diversos locais do Brasil. Entre eles estão o território Xingu, no Mato Grosso; Guarani, em São Paulo; Krenak e Maxacali, em Minas Gerais, e no Acampamento Terra Livre, no Distrito Federal.
Confira o trailer: