Sem conseguir parar, morador de MS dá 100 mil passos em menos de 1 dia e vira recordista brasileiro

Servidor público de Mato Grosso do Sul, o atleta Lucas Prates conquistou um feito único no Brasil. Morador da cidade de Três Lagoas, ele deu 100 mil passos em menos de 20 horas e entrou para a lista de recordes nacionais. Além de ser campeão estadual em fisiculturismo clássico, o atleta agora tem o título de recordista brasileiro a registrar o maior número de passos em um dia.
Acostumado a testar o próprio corpo em desafios de resistência, Lucas gravou toda a “prova” que enfrentou para atingir a marca em tempo recorde. A maratona pessoal foi realizada em 10 de agosto de 2024, mas o feito só foi reconhecido oficialmente pelo Rank Brasil (uma espécie de Guinness Book brasileiro) no dia 31 de janeiro.
Lucas conta que nem imaginava se tornar um recordista e a obstinação por caminhar 100 mil passos foi apenas uma meta pessoal, sem a intenção de de ganhar algum prêmio por isso.

70 km e 100 mil passos em menos de 20 horas
Fascinado por contar os próprios passos, ele começou a praticar a atividade há 2 anos e toda vez que atingia um novo número expressivo sentia vontade de superar a marca. Antes do número atual, seu recorde era de 60 mil passos. No dia em que conseguiu, decidiu que se superaria e chegaria aos 100 mil.
Para tanto, Lucas fez uma preparação intensa de duas semanas e escolheu um dia de inverno, já que no calor seria praticamente impossível andar por 70 quilômetros, distância percorrida na ocasião.
O atleta começou à meia-noite do dia 10 de agosto de 2024 e só parou de andar às 19h54. “Comprei carregador extra [para os equipamentos de contagem], descansei bem, separei roupas específicas, meias grossas, meu tênis favorito e, o mais importante, esperei um dia frio para caminhar. Analisei metodicamente a previsão do tempo por semanas, até que o dia chegou“, recorda ele ao Rank Brasil.
Veja Lucas no dia da caminhada recordista:
“Pensei em desistir, mas não conseguia parar”: atleta sentiu dores insuportáveis durante o trajeto
Foram 19 horas e 54 minutos de caminhada, sendo aproximadamente 15 horas e meia de deslocamento contínuo. O desafio foi realizado nas ruas de Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul.
Habituado a caminhar longas distâncias, ele diz que o cansaço foi inevitável e chegou a sentir dores insuportáveis durante o trajeto. “Tive muita dor nos pés e nas costas. E o medo de não dar tempo de atingir a meta antes que o dia acabasse. Pensei em desistir diversas vezes, mas eu não conseguia parar…”, relembra.
O apoio da namorada, Gislaine Miranda, foi fundamental para que ele conseguisse. “Ela acreditou em mim, me emprestou meias grossas e cuidou dos meus ferimentos, colocando curativos e escaldando meus pés“, conta.

Realização pessoal e um livro sobre o desafio
Para garantir a precisão da contagem, o servidor utilizou aplicativos pedômetros e sua smart band, uma pulseira inteligente que ajuda no monitoramento de atividades físicas.
Quando a smart marcou 100 mil passos, ele enfim pôde respirar aliviado. Além do alívio, a satisfação pela realização tomou conta do rapaz. “A sensação de que fiz algo que poucas pessoas fariam“, afirma.
Depois que superou a marca, o morador de Três Lagoas ficou sabendo que ninguém no Brasil havia conseguido o mesmo feito. Ele então se inscreveu no Rank Brasil e teve recorde homologado no dia 31 de janeiro. “Isso me motivou! Agora, inclusive, escrevendo um livro sobre esse desafio!”, finaliza.

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.