Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Rixa com MT faz choperia famosa expandir e ganhar novo nome em Mato Grosso do Sul

'Mato Grosso' na fachada de choperia já causou muita intriga, mas poucos procuraram saber o motivo
Graziela Rezende -
Cantina Mato Grosso, em Dourados, será Cantina MS (Helder Carvalho/Jornal Midiamax)

A fachada estampa “Cantina Mato Grosso” e, para muitos clientes, é uma ofensa ter o nome de outro estado em solo sul-mato-grossense. No entanto, antes mesmo de falar, pouco buscam saber a história do local.

Iniciada em 1983, vendendo somente café e chipa na Avenida Mato Grosso, porém, nas proximidades com a Calógeras, o crescimento veio rápido e logo surgiu a oportunidade do espaço, desta vez nos “altos” da mesma avenida, vindo daí o nome do local. Agora, expandindo para , na região sul do Estado, ganha finalmente o nome de “Cantina MS”.

Segundo Lutieli Menezes Nascimento, de 34 anos, filha e sobrinha dos fundadores, a Cantina está em processo de sucessão familiar. “O meu pai e tio foram os idealizadores e começaram em um trailer pequeno. Foram crescendo na própria Avenida Mato Grosso e por isso lá leva esta nome. Quando cresceram, só mudaram de altura e tudo foi acontecendo, sempre com meu pai, minha mãe, meu tio e minha tia juntos, até conquistarem a sede própria, em 1999.

‘Cantina Mato Grosso’ expandiu para Dourados e agora será ‘Cantina MS’

Cervejaria artesanal em Dourados (Helder Carvalho/Jornal Midiamax)

No decorrer dos anos, tornou-se muito tradicional passar pelo local e ver aqueles grandes barris de cerveja artesanal, bem como casais dançando até altas horas da madrugada. “A música e o bailão gostoso atraiu muito o público, as famílias, além da gente se tornar a primeira cervejaria do e a sétima microcervejaria do Brasil. Anos depois, em 2011, fundamos em Dourados. Foi quando meus tios ficaram lá e meus pais, Idivaldo e Maria, foram para Dourados. Em seguida, eu e meu irmão passamos a tomar conta”, explicou a sócio-proprietária Lutieli.

Agora, nesta segunda geração, os irmãos pensaram em projetos diferentes para a Cantina. “Aqui está virando Cantina MS e já estamos fazendo esta alteração, por conta desta rixinha com o Mato Grosso, e é engraçado que não tem nada a ver com esta questão do Estado. O que nos deixa feliz é que viramos referência em cervejaria artesanal, com a nossa fabricação própria. Fazemos todo o processo, fermentamos e tudo sem nenhum tipo de conservante químico, feita somente de água, malte e lúpulo, com duração de 20 a 30 dias”, comentou.

Orgulhosa da choperia, Lutieli diz ainda que ocorre a produção premium larger e com adoçante de caramelo, entre outros. “O chope está ganhando muito mercado. A pessoa que vai fazer uma festa e ela não quer mais a cerveja de garrafa. Ela quer a praticidade, gelado ali na hora, com a galera servindo na chopeira. E aí somos procurados aqui, em , Aquidauana, Bonito, diversos municípios, tanto para casamentos, aniversários e tudo mais”, ressaltou.

Choperia criou a ‘picanha na pedra’, que já recebeu até prêmio gastronômico

Prato recebeu prêmio gastronômico em MS (Helder Carvalho/Jornal Midiamax)
Prato recebeu prêmio gastronômico em MS (Helder Carvalho/Jornal Midiamax)

No decorrer da entrevista, Lutieli pediu a palavra. “Se eu puder pedir um favor, fala dos nossos pratos, porque o povo pensa que choperia tem só cerveja. E não, aqui tem pizzas, lanches, tem de tudo. E minha mãe criou este prato autoral, de picanha na pedra, que foi eleito o melhor prato pelo festival gastronômico de Dourados. Ela trouxe a pedra de Minas Gerais e fez a receita. É uma cozinheira de mão cheia e ainda tem o meu irmão, que é mestre cervejeiro”, comentou.

Agora, nesta transição, a família fala que continua apaixonada pela “Cantina” e pelos eventos que ali ocorrem. “Chegamos aqui com tudo certinho, fizemos um investimento alto e temos o registro do Ministério da Agricultura. Nossa estrutura é grande, temos sete tanques de fermentação, onde ocorre todo o processo do chope e um bailão que os douradenses adoram. Temos clientes cativos e vejo que amam dançar. O douradense é mais baileiro. Mas, temos o nosso espaço kids e o momento deles, inclusive com música e os nossos funcionários fantasiados”, ressaltou a proprietária.

O casal Márcia Cristina Caldeira de Almeida, de 60 anos, que é empresária no ramo da e loteamentos, e o marido, o médico Alberto Agudo de Almeida, de 63 anos, “batem ponto” no local ao menos uma vez por semana, levando familiares em algumas ocasiões.

“Nós frequentamos a Cantina há uma década e gostamos muito de dançar. Aliás, a gente se conheceu por meio da , estamos juntos há 30 anos e lá é o nosso local favorito. É super gostoso e a comida é maravilhosa, além do chope para todos os gostos. Gosto muito do atendimento e dos proprietários também, parece que somos uma extensão da família”, finalizou Márcia.

Márcia e Alberto frequentam o local toda semana (Helder Carvalho/Jornal Midiamax)
Márcia e Alberto frequentam o local toda semana (Helder Carvalho/Jornal Midiamax)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Marido usa arma de choque e foice para agredir esposa em Angélica

‘Já matei e quero matar você também’: com facão, homem ameaça assassinar vizinha idosa em Jardim

Câmara aprova projeto que torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte

Mulher fica ferida ao ser espancada por dois homens em Sonora

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

cepol amigo

Polícia prende ladrão em flagrante e recupera objetos furtados na Vila Nasser

Últimas Notícias

Política

Trump ameaça taxar Rússia em 100% caso guerra com a Ucrânia continue

Otan anuncia que vai pagar por nova leva de equipamentos militares

Esportes

Juventude vence com Gilberto herói, VAR polêmico e deixa Sport agonizando

O atacante foi às redes no começo de cada tempo e foi ovacionado pela torcida

Polícia

Mulher fica ferida ao ser agredida com garrafada de vidro em bar de Bonito

A vítima teve vários ferimentos pelo corpo e precisou ser encaminhada para o hospital da cidade

Política

Lei da Reciprocidade Comercial será publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira

Presidente Lula assinou o decreto que regulamenta a Lei nesta segunda-feira